Cultura & Lazer Titulo
Livros mostram como habitar cidade com responsabilidade social
Por Daniel Gutierrez
Especial para o Diário
25/03/2006 | 08:41
Compartilhar notícia


Ao final da 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo uma surpresa agradável foi comentada em todos os veículos de comunicação: a marcante presença de jovens e crianças nos corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi. No balanço geral, dos 811 mil visitantes, a maioria era de estudantes. Em um país de pouquíssimos leitores, essa informação soa, no mínimo, otimista.

Nas grandes cidades é comum as crianças ficarem confinadas dentro de casa por conta da violência ou das ruas repletas de carros, nada convidativas para os pequenos brincarem e desenvolverem a imaginação e a criatividade. No lugar das brincadeiras de rua, os videogames, a televisão e, mais recentemente, o computador, acabam por enclausurar ainda mais.

A literatura é sempre alternativa para abertura de horizontes. Para os jovens e crianças que moram em cidades, dois livros podem fazê-los pensar sobre o papel que protagonizarão no futuro da humanidade e, particularmente, no ambiente urbano: Vida na Cidade (DCL, 23 págs., R$ 16,50 em média) e Ai de Ti, Tietê (DCL, 48 págs., R$ 22 em média). As duas obras são recheadas de informações e ilustrações desenvolvidas para prender a atenção dos superativos cidadãos das metrópoles brasileiras.

O rio e a cidade - Vida na Cidade, obra da bióloga Mônica Jakievicius com ilustrações de Félix Reiners, mostra a relação da natureza, mais especificamente dos animais mais comuns nas cidades, com sua função no ambiente e os problemas que o desequilíbrio e a poluição podem causar. A autora, com a ambientação simples e realista de Reiners, ajuda o jovem leitor a entender a importância dos insetos, pássaros e roedores no complicado e deteriorado ecossistema urbano. Tudo isso narrado por um simpático sabiá-laranjeira que, juntamente com o texto principal, faz comentários relacionados à função dele e dos outros animais na natureza. No fim da obra o leitor recebe dicas de como observar e catalogar os animais que dividem o mesmo meio ambiente que a criançada.

Em Ai de Ti, Tietê, Rogério de Andrade Barbosa conta com a ajuda do competente ilustrador Marcelo D‘Salete para narrar a história de Mário, um garoto da oitava série do ensino fundamental que recebe o desafio de contar a história do rio Tietê para um trabalho de escola. O trabalho é desenvolvido com sucesso e faz o garoto e seu grupo despertarem para a importância do rio para São Paulo, desde o nascimento da cidade até hoje. Quase destruído pela poluição doméstica e industrial que deixou fétidas e escuras suas águas, o Tietê, antes área de lazer e esportes para sortudos que o puderam desfrutar no passado, é tratado de forma carinhosa pelo autor.

A intenção é despertar nas crianças a consciência que as gerações anteriores não tiveram. Além das ilustrações que ajudam o autor a contar a história, a obra traz um acervo de curiosidades e informações históricas sobre um dos únicos rios que não correm em direção ao mar no Brasil. As gerações vindouras agradecem. (Supervisão de Melina Dias)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;