Nacional Titulo
Guerra do tráfico no RJ expulsa moradores do Morro do Adeus
05/07/2004 | 21:58
Compartilhar notícia


Enquanto a PM (Polícia Militar) fazia operações no Morro do Adeus, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, moradores continuaram a deixar a favela com medo da guerra entre facções criminosas. Na madrugada de domingo, bandidos do vizinho Complexo do Alemão, ligados ao CV (Comando Vermelho), invadiram o Adeus, dominado pela facção ADA (Amigos dos Amigos). Pelo menos sete pessoas foram mortas. Policiais do Batalhão da Maré ocupam o morro, mas a população não se sente segura e muitas preparam mudanças.

O comandante do Batalhão de Polícia Militar da Maré, tenente-coronel Álvaro Garcia, insistiu, nesta segunda-feira, que houve apenas uma tentativa de invasão. Ele disse ainda que somente a morte de uma mulher foi confirmada como conseqüência do conflito. "A invasão não aconteceu. Caso contrário, não estaria a paz que está lá. Não há garantias de que os outros mortos tenham relação com isso", disse.

Cobiçado pelo Comando Vermelho, o Morro do Adeus foi atacado um dia depois da morte do traficante Leandro Sabino, o DJ, numa troca de tiros com a polícia. Ligado ao ADA, DJ chefiava o tráfico de drogas na favela, cuja geografia privilegiada ampliaria o domínio da facção rival na região do Complexo do Alemão. As duas favelas são inimigas há décadas.

"Eles meteram o pé na porta, entraram na minha casa e saquearam várias outras. Não podemos fazer nada", contou uma moradora da rua Aquiri, diante da parede de casa marcada à bala. O tenente-coronel Garcia disse que "a ocupação policial é permanente, 24 horas por dia, e não tem data para terminar".

Na madrugada desta segunda, policiais militares chegaram a trocar tiros com traficantes nas imediações do morro. Um carro da PM foi alvejado na rua Itararé. No início da manhã, eles vistoriaram um prédio de dois andares na rua Aquiri, um das vias principais, cujos apartamentos foram utilizados como refúgio por bandidos do ADA antes da invasão. Eles expulsaram os moradores porque suspeitaram que eles deram informações à polícia sobre DJ.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;