Política Titulo
Santo André terá sua primeira prefeita
Do Diário do Grande ABC
03/03/2004 | 00:05
Compartilhar notícia


  A presidente da Câmara de Santo André, Ivete Garcia, vai assumir interinamente o cargo de prefeita da cidade no próximo dia 8. Nesta terça, chegou um ofício do prefeito João Avamileno (PT) comunicando o Legislativo que vai tirar férias a partir desta data. Ele retornará no dia 17.

A escolha do dia 8 não foi por acaso. Avamileno quer fazer uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta data. Ivete disse que essa é a primeira vez na história que uma mulher será prefeita em Santo André. Ela também foi a primeira eleita para presidir a Câmara. “Trata-se de um momento importante para a cidade. É uma conquista das mulheres, mesmo que seja em cargo em exercício”, afirmou.

Ela informou que a posse acontecerá no 9º andar da Prefeitura, quando haverá uma cerimônia. “O prefeito escolheu simbolicamente essa data como uma forma de homenagear as mulheres. É um gesto importante e que representa conquista”, disse.

Ivete assume a Prefeitura porque Santo André não tem vice-prefeito, já que Avamileno ocupou o cargo após o assassinato do prefeito Celso Daniel, em janeiro de 2002. Portanto, na ausência do prefeito quem assume é o presidente da Câmara.

Os comentários na Câmara são de que Ivete poderá assumir o cargo por vários meses neste ano, pois existe a possibilidade de Avamileno pedir licença para se dedicar à campanha eleitoral. Ele tentará a reeleição.

Ao ser questionada sobre o assunto, Ivete disse que se isso acontecer não terá problemas em assumir o posto, pois não vai disputar a reeleição para vereadora neste ano. A legislação eleitoral não permite que parlamentares assumam cargos no Executivo – se tornam inelegíveis.

“Se o prefeito se licenciar, irei sem nenhum problema”, finalizou Ivete, que, apesar de ser cotada como candidata a vice-prefeita, afirmou que seu nome não “está colocado na disputa”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;