Entrevista da Semana Titulo ENTREVISTA DA SEMANA
‘O conhecimento se faz na troca das relações’

Reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus fala do impacto da pandemia na universidade

Joyce Cunha
27/06/2022 | 07:06
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os impactos da pandemia do coronavírus, a permanente evolução das tecnologias e a inserção das comunidades nos dilemas globais impõem às instituições de ensino superior novos desafios. Na região, a UFABC (Universidade Federal do ABC) abre novos caminhos para a inovação por meio da integração com a sociedade, pela aproximação e diálogo com o poder público e atuação conjunta com o setor produtivo.

Na sexta-feira, o professor Dácio Roberto Matheus foi reconduzido ao cargo de reitor da instituição, com a professora Mônica Schröder como nova vice-reitora, para o mandato 2022 - 2026. O cenário do ensino nos últimos anos e perspectivas para o novo período foram abordados pelo reitor, que destacou a importância da volta das aulas presenciais.

Qual é a estrutura da UFABC e principais cursos oferecidos hoje?

Vamos completar, em setembro, 16 anos da criação da UFABC. Temos, aproximadamente, 15 mil alunos de graduação e perto de 2.000 alunos de pós-graduação. A universidade foi criada com um projeto pedagógico inovador no quadro do ensino superior brasileiro, com a criação dos bacharelados interdisciplinares, que são cursos nas grandes áreas do conhecimento. No nosso caso, áreas da ciência e tecnologia e das humanidades. Mais recentemente, tivemos a implantação das licenciaturas interdisciplinares, também como cursos de ingresso para formação de professores e educadores. Hoje temos um maior número de vagas nas engenharias, seguido dos bacharelados, das ciências naturais, das matemáticas e computação. E das humanidades e ciências sociais aplicadas. E nas licenciaturas também em ciências naturais e exatas e em ciências humanas.

Como é a relação da universidade e a comunidade regional?

Nossa missão é, desde sempre, a contribuição para o desenvolvimento local, regional e nacional, assim como a contribuição para o conhecimento global. Tivemos avanços importantes em nossa última gestão no relacionamento com o poder público local e também com o setor produtivo. Temos uma relação muito próxima e agora bastante consolidada com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Temos também nos diversos cursos de graduação, de pós-graduação desdobramentos nos projetos de extensão universitária com uma relação muito forte com organizações não governamentais e segmentos da sociedade civil.

Quais são as ações com o setor produtivo local?

A UFABC foi a proponente e incubou durante alguns anos ação que depois se transformou programa nacional em parceria com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) que são os doutorados acadêmicos industriais e o mestrado acadêmico de inovação. Essa é uma nova modalidade de ingresso dos dos estudantes na pós-graduação que requer que o projeto de pesquisa seja construído em parceria com o setor produtivo. Cada projeto é fruto de uma relação de cooperação da universidade com uma empresa. São anualmente mais de quarenta projetos, a grande maioria desenvolvida aqui na região. Recentemente, através da nossa Agência de Inovação e dos grupos de pesquisa da UFABC, nós criamos o primeiro núcleo Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) uma parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia e as empresas para o desenvolvimento de projetos de inovação científica e tecnológica.

Como tem sido a experiência de atuação junto ao Consórcio Intermunicipal?

O Consórcio tem sido, através dos seus grupos de trabalho temáticos e multidisciplinares, um espaço interessante de interlocução e de abertura de diálogo, inclusive com as prefeituras. O Consórcio abre espaço para a discussão a respeito das questões regionais que envolvem todos os municípios e a partir daí temos tirado diversos termos de cooperação em diferentes temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social, questões de planejamento urbano, emprego, renda e direitos humanos.

Como a UFABC atua para manter programa de formação dentro da lógica entre as demandas da sociedade e a permanente evolução tecnológica?

Essa é, na verdade, a razão de ser da UFABC. O nosso projeto pedagógico está calcado justamente nessa realidade. A formação do cidadão de hoje deve ter uma base sólida, científica e humanística, para que ele tenha condições de fazer o desenvolvimento tecnológico de seu tempo. Porque a tecnologia que nós estamos discutindo hoje não será a mesma daqui a cinco anos. Temos que humanizar as tecnologias e colocá-las a serviço da sociedade, não somente das corporações. E como se faz isso é justamente nessa relação com a sociedade, com o setor produtivo, permanentemente em conversa, em troca.

Em relação ao período de pandemia do coronavírus, como foi e como tem sido a atuação da UFABC?

Ainda na pandemia. Ela ainda não acabou. E esse é um problema. Nossa gestão começou em 2018. Logo em março de 2020 nós tivemos que decretar o distanciamento físico das pessoas, mas muito rapidamente nós nos reorganizamos, tanto academicamente, quanto administrativamente, nos valendo de tecnologias. O Sistema de Gestão Acadêmica foi crucial e nos deu todo o suporte para que a gente não paralisasse as nossas ações. Também tivemos o esforço de reorganização de todo corpo técnico e dirigente para poder manter a universidade funcionando naquilo que chamamos de ensino remoto emergencial. Infelizmente, o que era uma reorganização provisória para superar aquela primeira onda se transformou no que todos conhecemos e ainda estamos vivendo. Retomamos agora (com as atividades presenciais nos campi) e o grande desafio é a retomada ainda com a pandemia não totalmente sob controle e com novas incertezas. Essa gestão foi um grande desafio, mas fizemos uma coisa muito importante que é a universidade não ter parado um dia sequer. Continuamos formando nossos alunos.

É possível avaliar impactos das restrições ao ensino presencial dos últimos anos?

A gente ainda não consegue avaliar exatamente o quanto essas mudanças todas comprometem a qualidade do ensino. Com certeza comprometem, como comprometeram a vida de todos nós. Na educação, relação interpessoal é fundamental. Embora conectados, a gente acaba perdendo a qualidade das relações. Por isso sempre tivemos a preocupação com o retorno ao presencial, só que a responsabilidade com evidências colocadas foram maiores. Por mais de dois anos ficamos impossibilitados de ter este retorno sem colocar em risco a saúde das pessoas. Conseguimos desenvolver bem na maioria das disciplinas e auferir o rendimento dos alunos. Mas, sem dúvida, fica caracterizado agora, no retorno, que a qualidade das relações são muito diferenciadas na presencialidade. A educação não se dá só na relação professor-aluno. Ela se dá também na relação aluno-aluno, que ficou muito comprometida nesse período de ensino remoto, com as pessoas isoladas em suas casas, em seus pontos de internet. O conhecimento se faz na troca das relações.

O papel social da universidade ganha novo significado com a pandemia?

A percepção da sociedade sobre a universidade mudou. Fomos todos mergulhados no mesmo contexto de pandemia, mas as populações vulneráveis ficaram em condições muito mais desvantajosas. Nessa medida, a própria universidade voltou todas as suas capacidades para entender e ajudar nesse problema. Do ponto de vista científico, nós desenvolvemos mais de 80 projetos de pesquisa, na busca de medicamentos, busca de testes diagnósticos, adaptando o conhecimento já existente.

Quais os principais avanços dos últimos anos e ações previstas para o novo período de reitoria?

Nós tivemos grandes avanços no aprimoramento normativo, de várias regulações da universidade com a inovação, nessa relação com as empresas, com o setor público e a sociedade em geral. Regulamentamos, por exemplo, o Marco Legal da Inovação, que é uma lei de 2016, e temos avançado bastante nisso, o que permite estabelecer parcerias de forma mais célere. A implementação do mestrado acadêmico de inovação, em complementação e sequência ao doutorado acadêmico industrial, que já estava implantado. A criação das licenciaturas interdisciplinares, reforçando o papel e o compromisso da UFABC com a formação de educadores e com o ensino básico. As políticas de inclusão de grupos vulneráveis na graduação e na pós-graduação e uma busca permanente das políticas de permanência. Parte disso ainda são desafios para o futuro, assim como ampliar parcerias com outras instituições de ensino na execução e desenvolvimento de nosso projeto pedagógico interdisciplinar. Tivemos desenvolvimento importante nas relações internacionais, e aí cabe aprofundar essas nossas relações, ampliando grupos de pesquisa parceiros, para discutir problemas comuns com outras comunidades e sociedade para que a gente possa desenvolver pesquisa e extensão em conjunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;