Setecidades Titulo Coluna Memória
SOS Carlos Gomes A sessão do amendoim. Personagens que fizeram essa história.

Prefeitura de Santo André reconstrói o velho cinema e os moradores voltam ao tempo em que todos os caminhos indicavam a Rua Senador Flaquer

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/02/2022 | 05:33
Compartilhar notícia


Pepino, o lanterninha. Jane, o porteiro. Bento, o guarda

Texto: Valter Nicolau de Gennaro

Eu me lembro do Cine Carlos Gomes de 1950 e anos seguintes quando tinha pouco mais de 10 anos de idade.

Eu, meus irmãos e amigos vizinhos da Rua Coronel Alfredo Flaquer, íamos, às sextas-feiras, à famosa sessão do amendoim. Não perdíamos as sessões por nada.

Só entravam homens. Era uma "guerra" de amendoins, que voavam de todos os cantos do cinema.

Na tela, a exibição de dois filmes de faroeste e um seriado cuja duração estendia-se de 12 a 15 semanas.

Lotação total. Pessoas dos mais variados bairros de Santo André.

O lanterninha era o senhor Pepino, pessoa simpática, educada, prestativa. A conferir: o que me ocorre  é  que  ele era parente do meu pai, Nicolau de Gennaro, e genitor do conceituado advogado de São Caetano, Nicolau Cilurzo, e do brilhante  médico andreense, Oswaldo Cilurzo, fundador do Hospital São José na Vila Pires. 

O porteiro era o Jane, de porte elegante, com seu inconfundível bigode. Durante o dia ele era uma espécie de administrador da Vila Gabrilli, onde morava, de propriedade do saudoso empresário Ângelo Gabrilli. Nessa Vila moraram meus avós e minha tia Therezinha de Gennaro, na casa 18.

No Carlos Gomes havia, também, um "guarda", que fazia a segurança do cinema. O nome dele era Bento.
São estas lembranças que me ocorrem neste momento. Espero que outras pessoas se lembrem desses detalhes que eu comentei, confirmando-os e trazendo mais subsídios dessa época.

NOTA DA MEMÓRIA – Nicolau de Gennaro, pai do Valter, foi nosso orientador na elaboração do livro “Os Flechas Verdes”, que conta a história do Primeiro de Maio FC. A exemplo do pai, Valter auxilia regularmente na construção da memória de Santo André

IMAGEM ETERNA. A segunda fachada do Cine Carlos Gomes, adorável caixotão que representa bem a formação operária da cidade de Santo André

Crédito da foto – Acervo: Bruno Manias; divulgação: Claudia Ferreira, do blog Santo André Ontem e Hoje


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quarta-feira, 2 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1756

ESTRADA – Quase concluído trecho da Rodovia dos Imigrantes entre Diadema e São Bernardo, a caminho do Litoral.

SÃO BERNARDO – Advogado Otto João Gustavo Bethke reeleito presidente da Associação Comercial e Industrial.

EM 2 DE FEVEREIRO DE...

1892 – Inaugurado o novo Porto de Santos.

1902 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (hoje da Serra): tem continuado as chuvas nesta localidade, continuando também intransitáveis as estradas.

Do Estadão Acervo: o dr. Cardoso de Almeida, chefe de polícia, vai providenciar de modo a evitar que os vagabundos e viciosos, perseguidos do Rio, venham para São Paulo.

1917 – Em liquidação, a Cia. Melhoramentos de São Caetano anuncia distribuição de terrenos aos portadores de títulos por ela emitidos.
Prefeitura de São Paulo abre propostas para o serviço de calçamento da Estrada de Santos, entre as Ruas dos Patriotas e Moinhos, no Ipiranga.

NOTA – Antes da era da Via Anchieta, duas estradas de rodagem interligavam a Capital ao Litoral: a Estrada do Vergueiro e a Estrada de Santos, esta que iria receber pavimentação – dizia-se macadamização – num dos seus trechos iniciais.

1922 – APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) aprova a inscrição de mais dois jogadores do São Caetano EC, Julio Marcucci e Sebastião Caetano.

1952 – Estado e Prefeitura de São Paulo assinavam convênio regulamentando a Comissão do IV Centenário paulistano, para as comemorações de 1954.

NOTA – Notícias como estas mexiam com os brilhos dos andreenses e são-bernardenses. Dizia-se: se São Paulo comemorará o IV Centenário em 1954, nós poderemos comemorar o nosso IV Centenário em 1953, um ano antes, já que a Vila de Santo André da Borda do Campo foi oficializada em 8 de abril de 1553. Nesse caso, quem celebraria o 8 de abril? Santo André (da Borda do Campo) ou São Bernardo (do Campo)? Uma longa discussão se iniciava.

A rosa era a flor predominante nos jardins paulistas.

Ao vencer o Linense por 4 a 2, no Pacaembu (em 27-1-1952), o XV de Jaú sagrava-se campeão de futebol do Interior (Segunda Divisão) e habilitava-se a enfrentar o Jabaquara – ultimo colocado do Paulistão de 1951. O vencedor ascenderia ou permaneceria na Primeira Divisão de 1952, conforme regulamento da época.

Começa o Torneio Rio-São Paulo: no Pacaembu, Palmeiras 2, Corinthians 1.

1957 – Marcada para a Associação Beneficente e Recreativa Cofap uma partida simultânea de xadrez com o campeão paulista Arrigo Prosdocimi. O recorde brasileiro de participantes, num certame dessa natureza, já pertencia a Santo André, onde Arrigo, em 1955, reuniu 57 tabuleiros. O clube da Cofap ficava na Rua Coronel Oliveira Lima, 138, em Santo André.

1987 – Confirmados 24 casos de Aids no Grande ABC.

Começa o quadrangular final da Segunda Divisão. Duas das quatro equipes subirão. Em Campinas, EC São Bernardo, o Esporte, 2, União Agrícola Barbarense 1; Noroeste 3, Bandeirante de Birigui 2.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Hoje é o aniversário de Itu, fundado em 1610 e elevado a município em 1657, quando se separa de Santana de Parnaíba. O nome significa "salto". Itu realizou a primeira convenção republicana do País, em 1873. De Itu veio para Santo André a família Flaquer, do senador José Luiz Flaquer e seu irmão, coronel Alfredo Luiz Flaquer.

Pelo Brasil, aniversariam em 2 de fevereiro: em Goiás, Nova Crixás; em Alagoas, Olivença; em Pernambuco, Paranatama; no Paraná, Tapira; e em Santa Catarina, Xavantina.


SANTOS DO DIA
Festa da Purificação de Maria ou das candeias (luz)
Benção das velas
Nossa Senhora da Luz e da Candelária
Apresentação de Jesus no templo

Falecimentos  

Santo André

Virgilio Guerra, 95. Natural de Santo André. Residia no bairro Paraíso, em Santo André. Dia 29. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Benedita Oliveira das Neves, 90. Natural de Anadia (Alagoas). Residia no Jardim Santo André. Dia 30. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Zina Claudia Lombardo Barbosa, 92. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Centro de São Bernardo. Dia 30, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Moacir Pereira, 86. Natural de São Caetano. Residia em Jundiaí (São Paulo). Dia 28. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Ilda Dias dos Santos, 99. Natural de Campo Alegre de Lourdes (Bahia). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 29. Vale da Paz.

Maria Sant’Ana, 96. Natural de Natividade da Serra (São Paulo). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 29. Vale da Paz.

Maria de Lourdes dos Santos Nascimento, 94. Natural de Cruz das Almas (Bahia). Residia no Jardim Miriam, em São Paulo, Capital. Dia 29. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Nobuo Shimizu Nishikubo, 89. Natural de Araçatuba (São Paulo). Residia no Centro de Ribeirão Pires. Dia 27, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Dênis Carvalho Amante, 77. Natural de Barra Mansa (Rio de Janeiro). Residia no bairro Itrapoã, em Ribeirão Pires. Dia 26. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;