Internacional Titulo Em protesto
Peru declara estado de emergência após 2ª morte

Morte é resultado dos violentos protestos contra operação da
mina de cobre Tintaya; país decretou emergência por 30 dias

Por
29/05/2012 | 01:45
Compartilhar notícia


O Peru declarou nesta segunda-feira estado de emergência por 30 dias na província de Espinar, localizada no sul do país, após a confirmação da segunda morte resultante dos violentos protestos contra a operação da mina de cobre Tintaya, da mineradora suíça Xstrata.

 

O primeiro-ministro Oscar Valdes disse, em entrevista coletiva, que o governo agiu para restaurar a ordem e garantir que estradas - bloqueadas pelos manifestantes - fossem desobstruídas para o tráfego. O estado de emergência permite que o governo suspenda liberdades civis. "Ratificamos que o governo quer o diálogo. No caso de Espinar, temos tentando até agora, sem sucesso, manter as conversações", disse o premiê, acrescentando que os manifestantes têm se tornado cada vez mais radicais.

 

Os protestos foram iniciados há oito dias por um grupo de moradores, para pressionar Xstrata a aumentar suas contribuições a um fundo para projetos de desenvolvimento local sustentável. A população alega que a mineradora está poluindo rios da região. Além dos dois mortos, pelo menos 44 pessoas ficaram feridas nos confrontos. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;