Esportes Titulo
Libertadores espera trio de ferro
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
24/01/2006 | 08:33
Compartilhar notícia


A 47ª edição da Copa Libertadores da América começa nesta terça, os dois primeiros representantes brasileiros estréiam na quarta, porém a perspectiva mais estimulante é a presença do trio de ferro paulista (Corinthians, São Paulo e Palmeiras) a partir de fase de grupos. Para que ocorra a combinação inédita, será preciso que o Palmeiras passe pelo Deportivo Táchira (Venezuela) em duas partidas, a primeira quarta à noite no Parque Antártica, pelo qualificatório do torneio continental. O São Paulo, atual campeão da Libertadores, e o Corinthians, campeão brasileiro, estão classificados, além de Paulista (campeão da Copa do Brasil) e Internacional (vice brasileiro). O Goiás (terceiro do Brasileiro) também está no qualificatório e faz dois jogos, quinta-feira e dia 1º de fevereiro, contra o Deportivo Cuenca (Equador).

Do trio paulista, o Corinthians busca o primeiro título continental, sob o impulso dos elevados investimentos feitos pela MSI, que cuida do futebol profissional, em 2005. O São Paulo ganhou o torneio três vezes e tenta o tetracampeonato estimulado pelo Mundial de Clubes ganho no Japão. O Palmeiras foi campeão em 1999 e perdeu três finais de Libertadores – em 1961, para o Peñarol; 1968, Estudiantes de La Plata, e 2000, Boca Juniors. Paulista e Goiás disputam pela primeira vez o principal torneio sul-americano de clubes.

Definidos – Dos brasileiros, somente Corinthians e Internacional têm os grupos totalmente definidos. O Corinthians está no Grupo 4 com Deportivo Cali (Colômbia), Universidad Catolica (Chile) e Tigres (México). O Internacional integra o Grupo 6 com Nacional (Uruguai), Pumas (México) e Maracaibo (Venezuela).

O São Paulo aguarda o vencedor de Colo-Colo (Chile) x Guadalajara (México) para o complemento do Grupo 1, que também contará com Caracas (Venezuela) e Cienciano (Peru). O Paulista estará no Grupo 8 com Libertad (Paraguai), El Nacional (Equador) e o vencedor de River Plate (Argentina) x Oriente Petrolero (Bolívia). O Palmeiras terá de passar pelo Deportivo Táchira para compor o Grupo 7 com Cerro Porteño (Paraguai), Rosário Central (Argentina) e Atlético Nacional (Colômbia). O Goiás terá de vencer a série com o Deportivo Cuenca para integrar o Grupo 3 com Unión Española (Chile), Newell‘s Old Boys (Argentina) e The Strongest (Bolívia).

As principais ausências são as dos argentinos Independiente, o maior dos vencedores da Libertadores (sete títulos), e Boca Juniors (cinco conquistas), e do Peñarol (Uruguai), primeiro campeão do torneio e que ganhou outras quatro vezes. Está de volta o Estudiantes, de La Plata (Argentina), tricampeão em 1968/69 e 70, e a maior novidade é o Rocha, primeira equipe do interior do Uruguai a ganhar um título nacional.

As duas primeiras partidas da repescagem, nesta terça à noite, serão Nacional (Paraguai) x Universitário (Peru), em Assunção, e Colo Colo (Chile) x Guadalajara (México), em Santiago. Além das partidas desta terça-feira e as de Palmeiras e Goiás, a fase classificatória terá, na quinta-feira, River Plate (Argentina) x Oriente Petrolero (Bolívia), em Buenos Aires, e na sexta-feira, Defensor Sporting x Independiente de Medellin (Colômbia), em Montevidéu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;