Política Titulo Mudanças
Diário altera comando da direção de Redação

Sérgio Vieira reassume função com objetivo de aliar impulso da área digital com tradição do impresso

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/10/2021 | 00:31
Compartilhar notícia


O Diário mexeu na Diretoria de Redação com a missão de impulsionar a digitalização da oferta de notícias de credibilidade e qualidade sobre o Grande ABC ao mesmo tempo em que valoriza o produto impresso. O jornalista Sérgio Vieira, 44, retorna ao comando do departamento com o objetivo de potencializar o conteúdo do jornal em ambiente virtual sem descaracterizar a história impressa do maior jornal regional do País, que em 2021 completou 63 anos de existência.

Vieira regressa à chefia do setor quase cinco anos depois de sua primeira passagem pela empresa. Nesse período, foi editor-assistente na revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três, na Capital. Formado pela Universidade Santa Cecília, em Santos, em 1998, o profissional terá sua segunda passagem pelo Diário. Na primeira, foi repórter, editor-assistente, editor do caderno de Política, chefe de reportagem, editor-chefe e diretor de Redação, cargo que exerceu entre 2011 e 2016, quando deu lugar ao jornalista Evaldo Novelini, 45, justamente de quem herdará o bastão.

“É uma enorme honra e alegria voltar para esta verdadeira instituição do Grande ABC e que é o principal porta-voz da população. Chego em um momento em que é cada vez mais importante oferecer ao leitor todas as plataformas para que ele possa ter acesso a informações de qualidade, com contexto e que esse leitor possa receber as reportagens por meio do canal que julgar mais conveniente. Missão é potencializar o digital sem deixar de lado a relevância da edição impressa”, disse Vieira.

“A escolha do Sérgio, profissional de reconhecida competência, para assumir a Redação é, para mim, sinal claro de que o jornal seguirá atuando de forma relevante para bem informar o Grande ABC”, destacou Novelini, que deixa a empresa após 11 anos.

Com 63 anos de história completados em 11 de maio – inicialmente com o nome de News Seller –, o Diário observou a transformação do Grande ABC de uma região com características residenciais a uma das potências econômicas do País a partir da instalação de montadoras automobilísticas e toda sua cadeia produtiva. Nos anos 1970 e 1980, período das grandes greves e de ações de contestação à ditadura, se consolidou como braço direito das sete cidades e ostenta até os dias atuais esse lema. O Diário tem em seu acervo um Prêmio Esso, pela reportagem ‘Grande ABC: A Metamorfose da Industrialização’, assinada por Ademir Medici e Édison Motta (morto em 2015).

Nos anos 2000, com a popularização da internet, o Diário se adaptou e passou a oferecer seu conteúdo em plataformas virtuais. Hoje, seu perfil no Facebook possui quase 220 mil interessados. No Instagram, 69,4 mil seguidores.

"Sérgio vem com o papel para intensificar o trabalho para o digital e reforçar o jornal impresso. A experiência do Sérgio nos traz a convicção de que podemos aumentar a nossa presença junto aos leitores do Grande ABC, seja qual for o canal ou a plataforma”, afirmou o diretor-superintendente do Diário, Marcos Bassi.

OPINIÃO

Obrigado, Diário do Grande ABC*

Este é o derradeiro texto que escrevo como diretor de Redação do Diário. Quando o caríssimo leitor estiver correndo os olhos pelas linhas que se seguem, mãos muito mais competentes que as minhas já estarão no timão desta que é uma das instituições mais importantes do Grande ABC. Mas, após quase cinco anos na função e 11 nesta Casa, não poderia sair sem antes dizer algumas palavras sinceras de agradecimento.

Em primeiro lugar, aos leitores. Trabalhar para, por e com vocês foi uma experiência profissional fantástica. Incomodamos os acomodados, expusemos à luz fatos que alguns queriam manter ocultados na escuridão, brigamos por causas justas, lutamos para que Estado e União respeitassem a força e a história da nossa região. Não nos acovardamos em nenhum momento. Tudo em nome do Grande ABC. Obrigado!

Agradeço, inclusive, pelos necessários puxões de orelha que recebi de vocês, leitores, e sempre nortearam minhas decisões. Como dizia Santo Agostinho, prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem. Pequeno exemplo prático, retirado da seara política: ser classificado de petista por tucanos e de tucano por petistas era régua que atestava minha imparcialidade.

Na sequência, preciso deixar consignadas a independência e a liberdade que sempre tive para noticiar o que considerava importante para as sete cidades, segundo critérios absolutamente jornalísticos, doesse a quem doesse. Ninguém fora do terceiro andar do icônico prédio da Rua Catequese, em Santo André, onde funciona a Redação, leu uma vírgula do que iria em nossas páginas antes que o jornal estivesse impresso – e isso inclui a alta cúpula administrativa do Diário, cujo respeito à atividade jornalística foi absoluto.

Por fim, meu reconhecimento aos colegas. Não se faz jornalismo sem gente. E eu não poderia ter escolhido equipe mais comprometida. Teria durado menos de uma semana no cargo se não tivesse contado, durante todo o tempo, com profissionais incríveis, ciosos do dever de bem informar. Dizer o nome de todos é desnecessário, pois suas carreiras falam por si. Obrigado por estarem sempre comigo, dividindo angústias ou celebrando bons resultados.

Ao meu sucessor, Sérgio Vieira, deixo um abraço fraterno e os votos de sucesso na jornada. De longe, agora promovido a leitor, o posto mais importante da hierarquia deste jornal, estarei torcendo pelo sucesso do Diário.

Para encerrar, empresto pretensiosamente a frase com que Paulo de Tarso se despediu de Timóteo em sua segunda Carta: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.


*Evaldo Novelini é jornalista e ex-diretor de Redação do Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;