Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

S.Caetano é única da região
a retirar restrições do comércio

Denis Maciel/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Locais estão livres para funcionar a partir de terça na cidade; demais municípios mantêm limitação de ocupação e horário


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

13/08/2021 | 00:01


São Caetano será a única cidade do Grande ABC que vai colocar fim à quarentena na terça-feira, seguindo, assim, determinação do governo do Estado. Os outro seis municípios da região vão estender ao menos até o fim do mês as restrições atuais aos comércios, com limite de ocupação e de horário de funcionamento.

Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra vão permitir presença de até 80% dos clientes nos estabelecimentos e funcionamento até meia-noite. Já em São Bernardo a ocupação não pode passar de 60% e o horário das atividades comerciais será das 6h às 22h, com tolerância até 23h.

As decisões ocorreram após a realização de assembleia com a presença dos prefeitos no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ontem. Na reunião também foi decidido que o colegiado vai mandar ofício ao prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), pedindo que ele também mantenha as restrições (leia mais abaixo).

Conforme o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra (PSDB), a maioria dos municípios da região concordou que não é o momento para acompanhar o que foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB) no dia 28 de julho, quando programou o fim das restrições a partir de terça-feira.

“As cidades não seguirão, em sua integralidade, a flexibilização do dia 17. A gente tem preferido, por precaução, ainda fazer essa reabertura de forma gradual e vamos manter, na grande maioria das cidades, 80% de ocupação (dos estabelecimentos) e horário até a 0h. Uma ou outra cidade também seguiu o mesmo conceito, umas mais restritiva, outras menos, mas de uma forma geral o Grande ABC não vai evoluir no dia 17. Até por precaução com a variante delta, que está muito presente aí em todos os estudos e por conta da vacinação, que vai bem aqui na região, mas para a gente dar um tempo para ter eficácia. A gente sabe que são pelo menos 15 dias (para a vacina realizar imunização)”, declarou Paulo Serra.

Secretário executivo do Consórcio, Acácio Miranda disse que na discussão os prefeitos entenderam que é preciso ter cuidado para não dar a entender que a pandemia da Covid acabou. “Os prefeitos entenderam que a manutenção da saúde pública ainda é primordial, então, a decisão foi tomada nesse sentido. A pandemia não acabou, por isso tomaram essa decisão, para lembrar a população que ainda estamos em meio a uma crise sanitária”, declarou o secretário. O executivo disse que os chefes dos Executivos vão se reunir novamente no fim do mês para deliberar se vão manter as restrições em setembro.

OFÍCIO

O Consórcio enviou ofício para a prefeitura da Capital pedindo para que a cidade de São Paulo também mantenha restrições após terça-feira. Os prefeitos da região entendem que não adiantaria a região manter restrições enquanto a Capital, que tem diversos pontos de fronteira com o Grande ABC, retirar todas as defesas sanitária no município.

“O Consórcio oficializa o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, pedido para que a Capital siga o Grande ABC na manutenção das restrições de horários e capacidade de ocupação das atividades de comércio e prestação de serviços. O pleito foi deliberado em assembleia do Consórcio, realizada por videoconferência”, sustentou o documento. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;