Memória Titulo Memória
Santa Lilian e São Marcelo. Duas vilas imaginárias. E elas existem, tal e qual Curiapeba.

Aristides Theodoro criou uma cidade. Neli Maria Vieira criou as duas vilas acima citadas. Poderiam ser as vilas Assunção (Santo André), Baeta Neves (São Bernardo) ou Barcelona (São Caetano), onde tudo acontece ou aconteceu

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

João Gimarães Rosa, citado por Neli Maria Vieira em seu livro Conversas ao Pé da Cerca (São Paulo, LP-Books, 2017).

Nas Vilas Santa Lilian e São Marcelo as mulheres ainda passam a roupa com ferro a carvão. A luz vem do lampião a querosene. As crianças preservam brincadeiras que povoaram a sua infância, prezado leitor. E os mais velhos criam rodas de conversas ao cair da tarde.

"(É muito importante) Se manter vivas as histórias, principalmente as de família, onde sempre tem alguém (mãe, pai, tia, avó) que conta e reconta causos antigos. Verdadeiros tesouros literários”, escreve Neli em Conversas ao Pé da Cerca, o mesmo livro em que cita João Guimarães Rosa).

Este livro é maravilhoso. Cada conto poderia abrir esta página Memória. Pois são memórias vivas criadas pela literatura desta catarinense que veio menina para São Paulo, vivendo a maior parte do tempo no Grande ABC, onde forma com Aristides Theodoro e Iracema M. Régis o Trio de Ouro da Literatura regional.

Detalhe a mais: cada conto ganha a ilustração da própria Neli, deixando a dúvida: nasceu primeiro a ilustradora ou a contista? E a poeta, que Neli também é? Não adianta responder que a desenhista, ou capista, teve suas ilustrações divulgadas antes da escrita. Pois não é possível que a contista e a poeta já não faziam cócegas pedindo para nascer.

“Seu Juca toca sanfona como ninguém, aprendeu com o pai, que aprendeu com o avô. Sua esposa Tereza tem orgulho do talento do marido. Porém é a única coisa da qual se orgulha em relação a ele.”.

Neli, no conto O Casamento Perfeito, do livro citado acima.

“Sou reflexo num espelho d’olho. Sombra de vidro sem direção. Sou pouso suave num jardim de livros, borboleta transparente do signo de escorpião.”

Neli, no poema Signo, de outro livro seu, O Signo da Borboleta” (São Vicente, Editora Costelas Felinas, 2014).

CANTA ITÁLIA

Produção e apresentação: 

Marquitho Riotto

Edição 130

Hoje, às 20h

Rádio ABC, 1570

Reprise: sábado, às 23h

Homenagem desta audição: Odoilson Coppini, veterano da Simca/Chrysler. 

Produção: Cezar Lívio.

Diário há meio século

Quarta-feira, 11 de agosto de 1971 – ano 13, edição 1610

Destaque – Governo concede autorização para o funcionamento da Escola Superior de Educação Física de São Caetano.

São Bernardo – Inaugurada a Praça Vereador Emílio Escudero, no bairro Jordanópolis.

Religiosidade – Padre Rudy Armundo Olanek assume a Paróquia do Jardim Santo Antonio, em Santo André, sucedendo ao padre Celestino Mignoni.

Ribeirão Pires – Prefeito Antonio Simões regulamenta o vestuário dos funcionários municipais: nada de comparecer às repartições trajando calças rancheiras, roupas berrantes, sandálias e medalhões no peito.

Em 11 de agosto de...

1951 – Beniamino Gigli, cantor lírico italiano, canta na Matriz Sagrada Família, em São Caetano.

1976 – Tem início em São Bernardo o I Encontro Paulista de Empresas Turísticas, evento realizado no Pampas Ramada Hotel.

Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), atual USCS (Universidade Municipal de São Caetano) cria o Polo de Serviços Empresariais.

1986 – Volkswagen anuncia o fim da produção do Fusca.

Dom Claudio Hummes inaugura a igreja de Santo Alfonso, no Alto do Baeta Neves, em São Bernardo.

1991 – Basquete brasileiro do Brasil conquista o ouro no Pan-Americano: 97 a 76 sobre Cuba, em Havana. Hortência, Paula e Janeth tiveram atuações excepcionais, segundo análise do Diário.

Hoje

Dia da Televisão n Dia do Advogado

Dia do Estudante n Dia do Garçom

Dia da Consciência Nacional

Santas do Dia

Suzana de Roma. Virgem mártir cristã do século III, festejada no dia 11 de agosto juntamente com São Tibúrcio.

Clara (Itália, Assis, 1194-1253). Proclamada a padroeira da televisão. 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 11 de agosto no Estado de São Paulo: Pereira Barreto e Tatuí.

Pelo Brasil: Itapaci (Goiás); Nova Bandeirantes (Mato Grosso); Nova Prata (Rio Grande do Sul); e Pedro II (Piauí).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;