Esportes Titulo Debutes
Andreense do skate, Giovanni Vianna estreia na Olimpíada

Formado na pista no Ana Brandão, jovem de 20 anos debuta junto da modalidade nos Jogos de Tóquio

Dérek Bittencourt
Diário do Grande ABC
24/07/2021 | 08:47
Compartilhar notícia
Júlio Detefon/CBSk/Divulgação


Do Parque Ana Brandão, em Santo André, para o skatepark montado no Ariake Urban Sports Park, em Tóquio, onde acontecerão a partir de hoje as disputas do skate pela primeira vez na história de uma Olimpíada. Esta é a trajetória do andreense Giovanni Vianna, 20 anos, um dos representantes do País na modalidade. Conhecido como Gingerzilian (junção de ginger e brazilian, respectivamente ruivo e brasileiro, em inglês), ostentava longos cabelos avermelhados, que foram aparados. Porém, o atleta buscará mostrar na capital japonesa que sua força não vinha da cabeleira, mas, sim, de tudo o que aprendeu desde os 2 anos, quando iniciou sobre o shape e as rodinhas desbravando os mais diversos pontos da cidade e do Grande ABC.


“Se não tivesse toda a força dos meus pais, eu talvez não estaria aqui. Se não fossem meus amigos, que estavam sempre andando comigo, talvez não estivesse nesse nível”, destaca o skatista em minidocumentário publicado recentemente pelo Canal OFF.


A temporada de 2020 foi de altos e baixos para Giovanni. Afinal, foi o ano no qual o andreense se profissionalizou, mas, por outro lado, sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Ainda assim, depois da cirurgia e de muita fisioterapia, se recuperou a tempo de conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos.


“Espero que por causa da Olimpíada muita gente entre no mundo do skate, saiba da história, porque é um esporte que salva muitas vidas e é um estilo de vida. As pessoas têm que saber disso”, deseja o skatista, que tem ainda outros anseios com sua participação nos Jogos. “Quero mostrar meu skate, para que as pessoas vejam que é verdadeiro, do coração. Quero ser lembrado por esse motivo: por alguém que olhou para mim, andando, e despertou algo nela para ser inserida na cultura do skate.”


Em entrevista recente à revista cemporcentoskate.com.br, o skatista lamentou a possibilidade de o parque que serviu como palco para tantos aprendizados, manobras e quedas ser destruído para a construção de um piscinão. “Tenho grande história ali, todos os meus amigos são de lá. Se derrubarem o Ana Brandão não vai doer só para mim. Os moleques aqui da vila não têm dinheiro para ir a outros lugares. São vários sonhos que existem ali, um lugar onde todo mundo cola, faz churrasco, anda de skate.”


Outros atletas da região em ação hoje: a nadadora do Sesi São Bernardo, Etiene Medeiros, no revezamento 4x100 m, e a moradora de Santo André Tamires, no futebol, contra a Holanda. Já o ginasta de São Caetano Arthur Zanetti disputaria na madrugada as classificatórias das argolas.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;