Setecidades Titulo Novo formato
SP contrata 10 mil professores para ampliar o ensino médio

Profissionais serão admitidos por banco de talentos da Secretaria da Educação; alunos terão carga horária estendida em 2022

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
21/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


O governo do Estado vai contratar 10 mil professores para ampliar o ensino médio a partir de 2022. O anúncio foi feito ontem pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB). Os profissionais serão admitidos por meio de seleção direta de currículos cadastrados no site bancodetalentos.educacao.sp.gov.br – o valor da hora/aula não foi divulgado. Em razão do decreto de calamidade pública, em consequência da pandemia da Covid, não é permitida a abertura de concursos. 

A ampliação da rede de professores se faz necessária diante da nova grade de aulas dos alunos do ensino médio. A principal mudança é o acréscimo de um tempo a mais de aula por dia para os estudantes da 2ª série, a partir de 2022, e da 3ª série, em 2023, para alunos matriculados no diurno. Para as turmas das primeiras e segundas séries do período noturno, a previsão é de acréscimo de oito tempos de aula por semana.

Além da contratação dos professores, o Estado vai investir R$ 303,5 milhões para estruturar as 3.600 escolas estaduais, sendo 344 no Grande ABC. Segundo Garcia, os recursos serão destinados a adequar os espaços. O investimento será dividido em quatro categorias: novo ensino médio, laboratório de ciências, laboratório maker e miniestúdios. Com a previsão de aumento estimado de 121 mil aulas, o potencial de crescimento é de 12% no total de professores com aulas atribuídas na rede estadual.

“O investimento via PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) é um grande acerto, porque desburocratiza e facilita o acesso a recursos para instrumentalizar, de fato, a implementação do novo ensino médio no Estado”, afirmou o vice-governador. “São mais de R$ 300 milhões para estruturar a rede, garantir que as escolas estejam preparadas para que nossos profissionais tenham mais sucesso neste esforço coletivo de retomada das aulas presenciais.”

De acordo com o secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, a ampliação da carga horária do ensino médio já estava prevista antes mesmo da pandemia. “É uma resposta aos problemas anteriores à pandemia, mas também é conectar os jovens com os desafios do mundo atual”, acrescentou Rossieli. O governo do Estado também confirmou a criação do programa de atividades complementares de arte, com aulas adequadas a diferentes quantidades de turmas e tempos extras com novos componentes curriculares, com isso, será possível, por exemplo, criar grupos teatrais nas escolas.

A ampliação do ensino médio começou já em 2021 e contemplou 460 mil alunos matriculados na 1ª série que já podem escolher, a cada semestre, uma ou duas áreas dos três eixos do programa Inova Educação: projeto de vida, eletivas e tecnologia e inovação. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, as disciplinas desse componente curricular são oferecidas no mesmo horário para garantir a possibilidade de escolha do estudante e a pasta informa que 86% do público-alvo, ou seja, 376 mil alunos, já manifestaram interesse no aprofundamento do currículo. Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental também já participam do programa de extensão. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;