Setecidades Titulo Sem guardar
Mauá aplica vacinas da Janssen depois de denúncia do Diário

Cidade tinha usado apenas 354 doses na quinta, e ontem protegeu 11.112 moradores no total

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
20/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC


Quatro dias depois de o Diário mostrar que a Prefeitura de Mauá estava represando vacinas da Janssen, a cidade utilizou boa parte do estoque que recebeu do imunizante, que protege contra a Covid com apenas uma dose. Na quinta-feira, haviam sido ministradas apenas 354 frações das 12,7 mil enviadas pelos governos estadual e federal. Ontem, o boletim epidemiológico da administração informou que, no total, 11.112 moradores receberam o fármaco entre sexta-feira e o fim de semana.

Com isso, o número de habitantes de Mauá totalmente protegidos contra o novo coronavírus saltou de 46,8 mil, o que representava 9,8% da população, para 59.175, equivalentes a 12,4% dos moradores. A primeira dose já é realidade para 204.576 mauaenses, ou seja, 42,8% da população.

Ontem, por meio das redes sociais, a Prefeitura de Mauá pediu aos moradores com 29 anos para efetuar o pré-cadastro da vacinação no site vacinaja.sp.gov.br, do governo do Estado. Atualmente o município está disponibilizando doses para quem tem 30 anos ou mais, porém, já projeta ampliar a campanha com a chegada de novos lotes durante a semana.

Hoje será a vez dos moradores de Diadema com 30 anos garantirem a proteção contra o coronavírus. O imunizante está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no Quarteirão da Saúde, além de outros locais espalhados pelo município, como o Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300) e o Espaço da Terceira Idade (Rua Barão de Iguape, 98).

Santo André e São Bernardo também vacinam, mediante agendamento no site das prefeituras, moradores a partir de 30 anos. Já em São Caetano, onde também é preciso fazer o agendamento, o público-alvo é quem tem 35 anos. Ribeirão Pires protege moradores a partir de 31 anos no Complexo Ayrton Senna. Rio Grande da Serra vacina quem tem 30 anos nas UBSs.

Até ontem, as cidades do Grande ABC já haviam imunizado 1.424.319 pessoas com a primeira dose (50,7% da população geral e 67,2% dos adultos), enquanto que 482.319 já estão com o esquema vacinal completo (17,2% do geral e 22,7% dos adultos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;