Memória Titulo Memória
A terra removida. As obras de drenagem. Um imenso muro de arrimo.

O mais lindo campo de futebol do mundo em contagem regressiva

Ademir Medici
02/07/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Os dizeres da placa não deixam dúvidas: as obras de restauração do campo do União Lira Serrano têm o seu término estimado para 29 de outubro de 2021. Sendo assim, temos quatro meses pela frente...
“Meu sonho é quando as obras em Paranapiacaba estiverem prontas – e logicamente a pandemia tiver passado –, fazer um evento festivo do Memofut, com um jogo de futebol, um almoço  e a cobertura do Diário do Grande ABC.

Alexandre Andolpho Silva, coordenador do Grupo Literatura e Memória do Futebol.


Memória, como o faz periodicamente, visitou, no sábado, Paranapiacaba, e fotografou o andamento das obras de revitalização do campo do Serrano.
A terra do espaço sagrado do velho Alto da Serra está sendo remexida. As arquibancadas de madeira, removidas. Um muro de arrimo em construção. E o atual mais antigo campo de futebol do Brasil, centenário campo, passa por seu mais completo trabalho de obras da história.
São muitas histórias, e a esperança de que tudo fique pronto antes do Natal. Um lindo presente natalino ao futebolista de Paranapiacaba, de Santo André, do Grande ABC, e do Brasil. O mundo terá mais um motivo para reverenciar a vila “de onde se vê o mar”.
DUAS NOVIDADES
- O Museu do Castelinho, no alto da Vila Ferroviária, voltou a funcionar nos fins de semana. São visitas monitoradas e com número limitado de visitantes a cada incursão, por causa da pandemia. O Castelinho está lindo.

- Na parte alta de Paranapiacaba, também chamada de Vila Portuguesa, um playground está pronto, inclusive com o púlpito que receberá a placa inaugural. Um minicampo com grama sintética aguarda a gurizada.


DO ENTULHO...
Renascerá o mais antigo campo de futebol sobrevivente no Brasil.  A data estabelecida para 29 de outubro e uma vista das obras a partir da quadra de fisicultura: o ‘monumental’ do Serrano vai sair

Em 2 de julho de...

1856 – Criado o Corpo de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, capital imperial.
1916 – Marcado para Santo André um jogo intermunicipal de futebol: Edu Chaves, de São Paulo x União Fortaleza, de São Bernardo.
1921 – São Paulo aguardava a chegada do primeiro grupo de 450 imigrantes formados por antigos soldados antibolchevistas. Foram contratados na França pelo governo do Estado de São Paulo. Vão trabalhar na lavoura.
1961 – Aprovado em primeira discussão projeto de lei da vereadora Antonia Ortega de Abreu – a Professora Antoninha – dispondo sobre a denominação de diversas vias públicas da Vila Baeta Neves, em São Bernardo.
1986 – Reaberta a Biblioteca Paul Harris, em São Caetano. Restaurada, depois de permanecer fechada durantes três anos por causa de um incêndio.
1991 – A General Motors Internacional anuncia o novo presidente da GM do Brasil. George Richard Wagoner assumirá em 1º de agosto (de 1991).
- Vereador Nelson Campanholo, de São Bernardo, anuncia a sua saída do PT.
- Oh! Calcutá!, uma comédia erótica no Teatro Elis Regina, em São Bernardo.
2011 – Falece o ex-presidente Itamar Franco.
2016 – João Delijaicov Filho, o João dos Quadros de São Bernardo, criador da Pinacoteca Municipal, recebe o título de cidadão são-bernardense.

Diário há meio século

Sexta-feira, 2 de julho de 1971 – ano 13, edição 1576
Manchete – Prefeito abandona a sala e não termina reunião
“Não há nada o que falar. Dentro de dois meses a Prefeitura vai demolir todos os imóveis localizados do lado impar da Rua Coronel Alfredo Flaquer”.
Dizendo isso, disfarçando sua irritação, o prefeito Newton Brandão abandonou a reunião que manteve na tarde de ontem (1º de julho de 1971), em seu gabinete, com os proprietários dos imóveis que serão atingidos com ação desapropriatória, face à necessidade de construção da Avenida Perimetral, em Santo André.

Hoje

- Dia da Independência da Bahia
- Dia do Bombeiro
- Dia do Hospital

Santos do Dia

- Pedro de Luxemburgo (França, Lorraine, 1369 – Villeneuve, 1387). Bispo de Metz, nomeado aos 15 anos, e cardeal-diácono. Faleceu aos 18 anos.
- Otto. Missionário e bispo de Bamberg, na Baviera, Alemanha. Faleceu no ano 1139
- Bernardino Realino (1530-1626). Padre italiano. Padroeiro das cidades de Lecce e Capri

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Alagoinhas e Macajuba (Bahia); Amaturá (Amazonas); Curral Velho (Paraíba); e Santa Isabel do Ivaí (Paraná).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;