Economia Titulo
INSS lidera número de processos junto ao TST
Marcelo de Paula
Especial para o Diário
25/08/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


O INSS é um dos órgãos mais prejudicados por acordos entre patrões e empregados na Justiça trabalhista, e aparece em primeiro lugar no ranking de partes com maior número de processos em tramitação no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

“As vezes, logo na primeira audiência, é feito um acordo entre patrão e empregado onde não se reconhece o vínculo trabalhista, apenas fica acertado a indenização ao autor do processo”, explica a advogada Melissa Constantino de Souza.

“Ocorre que o advogado da empresa, ao invés de arrolar, na ata da audiência, o valor acordado como verba salarial, coloca como se fosse apenas verba indenizatória, para que não haja necessidade de recolhimento ao INSS”, completa.

Por conta disso, o INSS passou a recorrer das sentenças que homologavam esses acordos, pois entende que está sendo prejudicado.

O STF tem entendido que as partes no processo não podem qualificar os valores com intuito de não recolher ao INSS, o que deve reduzir os recursos do órgão da Previdência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;