Setecidades Titulo Saúde
Santo André vai vacinar
rede municipal de ensino

Cerca de 3.700 trabalhadores serão imunização contra Covid com doses da Coronavac

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
01/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


A Prefeitura de Santo André inicia hoje o cadastro dos trabalhadores da rede municipal de educação para organizar a vacinação contra Covid-19 deste grupo, composto por cerca de 3.700 pessoas. De acordo com a administração, serão imunizados funcionários de todos os setores das escolas. Ao contrário dos demais públicos-alvos, não será necessário fazer o agendamento, já que a própria Secretaria de Educação vai entrar em contato com os profissionais para avisar o dia e local das aplicações, que vão ocorrer sábado e domingo nos drives-thru do Paço e do Bruno Daniel.

Para esse público será utilizada a Coronavac. Segundo a Prefeitura, a opção se deu pela rapidez da segunda dose, que pode ser ministrada 21 dias depois da primeira, ou seja, os trabalhadores estarão com o esquema completo até o fim de junho.

De acordo com o prefeito Paulo Serra (PSDB) as doses são fruto de planejamento da Secretaria de Saúde que organizou reserva técnica para este fim. Para os profissionais das redes estadual e privada segue valendo a regra imposta pelo governo do Estado de imunizar, por enquanto, os trabalhadores que têm a partir de 47 anos.

“Vamos contemplar um grupo dos mais importantes”, afirmou Paulo Serra. O prefeito destacou que não se trata de uma quantidade grande de vacinas, mas frisou a importância de se imunizar todos os funcionários das escolas municipais. “ Fora do Brasil se discute fechar tudo, menos as escolas. Todos vão ser vacinados, para a gente restabelecer o vínculo das famílias, das crianças com as escolas”, completou o prefeito.

As aulas presenciais na rede municipal de Santo André foram retomadas dia 24 de maio, por enquanto com 35% dos alunos do ensino fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que permanecem 2h30 nas escolas. Ontem, foi a vez dos alunos da educação infantil, com 4 e 5 anos, voltarem às salas, com as mesmas regras.

A cidade está cadastrando no site psa.santoandre.br/vacinacovid pessoas com comorbidade ou que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e que tem a partir de 30 anos para se vacinarem.

São Bernardo também cadastra pessoas com comorbidade ou que recebem BPC, entre 30 e 39 anos, no site https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus. Também seguem sendo vacinados os profissionais da educação com 47 anos ou mais e podem se cadastrar idosos com 68 anos para a segunda dose da Coronavac.

Em São Caetano, devem se cadastrar no https://coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br profissionais da rede pública de educação, a partir de 18 anos, e pessoas com comorbidades ou que recebem BPC de 40 a 45 anos. Amanhã, abre o cadastro para quem tem de 30 a 39 anos.

Diadema vacina pessoas com comorbidades ou que recebem BPC a partir dos 30 anos. Mauá vacina o mesmo público, e a partir de quinta-feira a faixa etária é a de 25 a 29 anos; e a partir de 8 de junho, de 18 a 24 anos. Em Ribeirão Pires, estão sendo vacinados trabalhadores do transporte público, profissionais de educação (hoje os da rede municipal, amanhã rede privada, e quinta da rede estadual), pessoas com comorbidades e BPC a partir dos 18 anos. Rio Grande da Serra vacina pessoas com comorbidades ou que recebem BPC entre 40 e 45 anos. Nessas quatro cidades, não é preciso realizar cadastro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;