Política Titulo Novo embate
Legislativo de Mauá derruba vetos de Marcelo Oliveira

Uma das propostas proíbe contratação de condenados por cometer violência de gênero

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
26/05/2021 | 00:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Câmara de Mauá voltou a peitar o governo do prefeito Marcelo Oliveira (PT) e, na sessão de ontem, derrubou quatro vetos impostos pelo petista a projetos dos parlamentares.
Uma das propostas, de autoria do vereador Leonardo Alves (PSDB), proíbe, em todos os poderes do município, contratação de pessoas que já foram condenadas por crimes contra a mulher e cuja pena tenha sido transitada em julgado (quando tramitado por todas as instâncias da Justiça). As regras valem tanto para a admissão de servidores comissionados quanto os de carreira. Nesse último caso, a proibição seria expressamente incluída no edital de eventuais concursos públicos e, além disso, os profissionais teriam de mostrar certificado judicial comprovando que não possuem este histórico. O projeto havia sido aprovado por unanimidade na casa, mas o governo Marcelo vetou a medida por entender que o texto é inconstitucional por interferir em atribuições exclusivas do Poder Executivo.

Outro veto derrubado em plenário diz respeito a projeto do vereador Mazinho Clementino (Patriota), que isenta veículos licenciados no município do pagamento da taxa da Zona Azul. A derrubada de vetos dados pelo governo Marcelo tem sido o tom da atual legislatura. No início do ano, a casa derrubou outro veto do governo petista, que impedia o congelamento total do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2020.

Com as decisões, a própria Câmara mauaense, presidida por Zé Carlos Nova Era (PL), é a responsável legal por promulgar as leis. Por outro lado, o Paço tende a contestar a egalidade das medidas e pode ingressar com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra as leis aprovas pela casa. A imposição de vetos por parte de Marcelo tem gerado tensão com a recente base de sustentação construída, já que as medidas incluem até textos considerados simples, como o incentivo a adoção de praças pela iniciativa privada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;