Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 30 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Sob as bênçãos da Santa Cruz

Iniciamos a Semana Rio Grande da Serra 2021 voltando ao ano de 1901: o então povoado de Rio Grande preparava-se para mais uma Festa de Santa Cruz, sob a responsabilidade dos festeiros João Mariano e Claudina de Almeida


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

02/05/2021 | 00:01


Muita coisa mudou desde então, com a formação da Represa Billings engolindo o Rio Grande e transferindo o núcleo central do povoado para os arredores da capela de Santa Cruz. Sobreviveram três referências:

1 – O verde com a fauna e flora locais. Exuberante. Mesmo com a abertura de vários loteamentos residenciais.

2 – A estação ferroviária, apesar das agressões que o equipamento vem sofrendo.

3 – E a capela de Santa Cruz, parcialmente depredada e depois reformada – ela que se coloca como o mais antigo templo religioso do Grande ABC, com notícias que levam ao século XVII, portanto, anterior à própria festa do Pilar Velho, em Ribeirão Pires, nascida no século XVIII.

AS FESTAS

A de Santa Cruz (em maio), juntamente com a de São Sebastião (em janeiro), são as duas mais antigas da cidade.

No caso da Festa de Santa Cruz, Rio Grande da Serra a manteve em 3 de maio, mesmo que a Igreja tenha feito uma grande alteração quando da reforma litúrgica após o Concilio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965. 

Até então, eram duas festas.

3 DE MAIO

A chamada “In Inventione Sanctae Crucis”, isto é, a data em que Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, encontrou a verdadeira cruz em 3 de maio do ano 326.

14 DE SETEMBRO

Dia em que a Igreja comemora a ‘Exaltação da Santa Cruz’, pois foi no dia 14 de setembro do ano 335 que foi consagrada a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém.

UNIFICAÇÃO

Com a reforma, o calendário da Igreja unificou as duas festas numa única comemoração, em 14 de setembro, o que não impediu que a aniversariante Rio Grande da Serra mantivesse o 3 de maio no auge das suas celebrações. E amanhã, gente, é 3 de maio..

Diário há meio século

Domingo, 2 de maio de 1971 – ano 13, edição 1525

Esportes – Dois atletas estrangeiros, o norte-americano Rex Fazaro e a uruguaia Lilyan Castilho – venceram ontem (1º de maio de 1971) a 22ª Travessia de São Paulo a nado.

A prova foi promovida pela primeira vez no ABC, na parte da Represa Billings que margeia o Parque Municipal de São Bernardo. 

Em 2 de maio de...

1890 – Governo do Estado nomeia um conselho de intendência para governar o recém-criado município de São Bernardo, hoje Grande ABC.

Integravam o conselho: coronel Oliveira Lima, José Dal Zotto e Francisco José da Silva.

Caberia ao conselho dirigir o município até a eleição dos primeiros vereadores, o que ocorreria somente em 1892.

1901 - Um brilhante cometa é visto plenamente entre 6h e 6h47 sobre os céus de São Paulo e, acreditamos, também sobre a região.

Sai o primeiro fascículo do Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, obra póstuma do Dr. João Mendes de Almeida editada pela Livraria Laemmert.

1921 - Ao reajustar o preço da xícara de café, hoje o popular cafezinho, de 150 a 200 réis, o comércio do triângulo central de São Paulo causa verdadeiro pandemônio entre os clientes.

Bares são depredados, com vidraças, mesas e louças destruídas a partir do Café Brandão, na Rua Quinze de Novembro, esquina com o Largo do Tesouro.

A freguesia não aceitou o aumento, mesmo que o café passasse a ser servido em xícaras maiores.

Populares assaltaram uma mesa e desfilaram com ela pelas ruas Direita e São Bento, depredando outros cafés, como os Paulista, Baumann e União.

A polícia interveio, “distribuindo pancadas a torno e direito”. Dia seguinte, o proprietário do Café Brandão recuou e o cafezinho voltou a ser cobrado pelo preço antigo.

1956 – Sesi organizava os IX Jogos Operários, com a participação de várias empresas da região. O desfile de abertura, no feriado de 1º de maio, reuniu 20 mil trabalhadores no Vale do Anhangabaú.

Na véspera, vereadores e deputados, divididos em grupos, visitaram várias fábricas, entre as quais três da região: Laminação Nacional de Metais, Porcelana Real e Fiação Lídia (IRFM).

Santos do dia

- Mafalda

- Atanásio

Municípios brasileiros

- Em 2 de maio, dois municípios do Estado de São Paulo completam aniversário: Guapiara (emancipada de Capão Bonito) e Macaubal (emancipada de Monte Aprazível), as duas em 1949.

- Hoje também é o aniversário de Baependi, em Minas Gerais. Segundo a Prefeitura local, desbravadores chegaram à localidade no século XVII. O pequeno povoado se tornou freguesia em 1752, vila em 1814 e separou-se da comarca do Rio das Mortes em 1855, sendo elevada à categoria de cidade em 2 de maio de 1856 – há exatos 165 anos.

- Outras cidades que aniversariam nesta data: Francinópolis, no Piauí; Glória de Dourados, no Mato Grosso do Sul; Ivaté, no Paraná; Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul; e Umbuzeiro, na Paraíba.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;