Memória Titulo Memória
O Saad fez história. A memória preserva o Saad

Na história do futebol profissional do Grande ABC, a presença do Saad EC, fundado como time da fábrica do Sr. Felício em São Caetano, ombreou-se com os grandes times, deixou a cidade, investiu no futebol feminino e acabou disputando campeonato profissional no Mato Grosso do Sul

Ademir Medici
30/04/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


E o Saad granjeou tantos admiradores, que ganhou um livro histórico, o Almanaque do Saad Esporte Clube: 1961-1992, de autoria de três historiadores do futebol: Julio Bovi Diogo, Renato Donisete Pinto e Rodolfo Pedro Stella Jr.
Do livro, Memória já falou. Agora recebemos um acervo importantíssimo do Saad EC, reunido por outro historiador do futebol, Luiz Domingos Romano, que lembra: o Saad foi fundado em 28 de abril de 1961 – portanto, uma data redonda de 60 anos atrás.
Os autores do Almanaque do Saad comentam que o clube encerrou atividades em 2013; Romano diz que o Saad se licenciou das competições; nós, da Memória, divulgando essas relíquias que o Romano guardou, apostamos que o Saad sobrevive ao menos na lembrança de quem viu quadros como estes das fotos.
Saudades.


Diário há meio século

Sexta-feira, 30 de abril de 1971 – ano 13, edição 1523

Destaque – O ministro Mário Andreazza (Transportes) inaugurou ontem (29-4-1971) a Cabine de Controle Centralizado (CCC) na Estação da Luz. Em seguida, de trem, cruzou o Grande ABC e visitou o trecho da Serra da ferrovia, vistoriando as obras de reconstrução do viaduto 4.
Religiosidade – A igreja Nossa Senhora do Pilar, em Ribeirão Pires, realizará amanhã (1º de maio) missa e procissão.
- A paróquia do Jardim Bela Vista, em Santo André, marcou para 2 de maio festa em homenagem a São José Operário.
Futebol – Manga é o novo técnico do Santo André FC, em substituição a João Rafael.


Em 30 de abril de...

1901 – Apreendido o jornal 1º Maggio e vários cartazes anarquistas, enquanto as sociedades operárias de São Paulo organizavam programa com uma saudação à classe com vistas ao Dia do Trabalhador.
- Londres, 29 – Anuncia o “Daiy-Express” ter-se formado um sindicado em Roma para enviar 100 mil ‘ociosos’ ao Brasil, como imigrantes.
- Em outra nota internacional, informa-se que em 25 de abril embarcaram em Gênova, no vapor ‘Cità di Genova’, 845 imigrantes, destinados ao Estado de São Paulo, por conta da empresa A. Fiorita & Cia.
1916 – José de Mello Franco, funcionário do Tesouro do Estado, visita Santo André.
1956 – O CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico) encaminhou ao presidente JK exposição de motivos solicitando autorização para constituir uma comissão que estudará a indústria automobilística.
A comissão seria presidida pelo ministro da Viação, Lúcio Meira, e composta por Roberto de Oliveira Campos, Inácio Testa Filho, Guilherme Augusto de Pegurian, Américo Cury e Eros Orosco.
O presidente da República não só aprovou a ideia como deu prazo de 30 dias para a apresentação dos resultados, marcando para 27 de maio (de 1956) a entrega a ele dos estudos e sugestões definitivas.
1976 – Mauá inaugura oficialmente o edifício do Fórum Theotonio Monteiro de Barros Filho, já ocupado e em funcionamento desde agosto de 1975.
 

Hoje

- Dia Nacional da Mulher
- Dia do Ferroviário. Lembra o dia 30 de abril de 1854, quando foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Também é considerado o Dia do Ferroviário, o 30 de setembro, data da criação da Rede Ferroviária Federal em 1957, oficialmente da sigla RFFSA, e que o Diário chamava de Refesa. 

Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Boqueirão, Nova Floresta e Tacima, na Paraíba; Erechim, no Rio Grande do Sul; Floresta e São Bento do Una, em Pernambuco; Iaporã, Nova Andradina e Novo Horizonte do Sul, no Mato Grosso do Sul; Ponta de Pedras, no Pará; e Uirapuru, em Goiás.

Santos do Dia

-Pio V
- A Igreja celebra hoje a memória dos santos Lourenço de Novara, Hildegarda e Sofia.
Fonte: blog Franciscanos, Vida Cristã.
 

JOSÉ BENEDITO COTOLENGO (Itália, 1786-1842). Padre. Fundador da Pequena Casa da Divina Providência para servir os doentes desamparados. A congregação nasceu numa hospedaria abandonada na periferia de Turim




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;