Política Titulo Sob suspeita
Prefeiturável do PDT sugere uso de ‘laranja’ no pleito em Diadema

Áudio mostra que Ronaldo Lacerda admite que candidatura de Thaina Alves, de zero voto, serviu só para não tirar homens da chapa

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/02/2021 | 00:22
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Dissidentes da cúpula do PDT de Diadema denunciaram à Justiça Eleitoral da cidade que o partido lançou candidata ‘laranja’ na eleição do ano passado a fim de burlar a cota legal de gênero na chapa. Ex-dirigentes da sigla apontam que o projeto de Thaina Alves (PDT), que concorreu à vereança e teve zero voto, serviu apenas para preservar a presença de outros candidatos homens na disputa. Na peça há transcrição de áudio no qual o prefeiturável do partido, Ronaldo Lacerda, admite a manobra.

A denúncia, que tramita na 222ª Zona Eleitoral da cidade, sustenta que Thaina, na verdade, era cabo eleitoral do hoje vereador eleito Jeferson Leite (PDT) e que nem sequer pediu votos a ela própria. O pedetista foi o único do partido que venceu o pleito, com 3.340 votos. Durante a eleição, Thaina foi fotografada ao lado de Jeferson e de diversos integrantes da campanha do hoje vereador, com o adesivo do pedetista colado ao corpo.

Há outros indícios que alimentam a denúncia de que Thaina teria sido candidata ‘laranja’. Ex-presidente do PDT diademense, Roberto Holanda encaminhou à equipe de reportagem do Diário ata notorial (documento formulado em cartório que autentica a ocorrência de fatos) em que há a transcrição de áudios trocados no WhatsApp entre o ex-tesoureiro do partido Luciano da Silva Justi e o ex-vereador Ronaldo Lacerda, que foi candidato a prefeito do PDT no pleito de novembro.

Na conversa, Luciano envia a Lacerda imagem da intimação feita pelo Ministério Público de São Paulo a Holanda para prestar esclarecimentos sobre o caso. Em resposta, Lacerda teria confirmado que Thaina foi lançada candidata para garantir a presença de mais homens na chapa, apesar de negar configurar a prática como ‘laranja’: “Thaina não foi candidata ‘laranja’, não. Foi candidata para garantir a permanência de dois candidatos homens. Se você não sabe, o presidente sabe disso, foi conversado lá e o presidente estava ciente e inclusive você estava ciente. Ou a gente colocava uma candidata mulher ou cortava dois homens (da chapa). Foi uma posição que a gente tomou para manter a chapa, (para) não tirar esses dois companheiros”, teria dito Lacerda, que assumiu o comando da Secretaria de Habitação do governo do prefeito José de Filippi Júnior (PT) em troca do apoio dado no segundo turno.

Ao Diário, Sarti confirmou a conversa e encaminhou os áudios transcritos na ata. A voz é idêntica à de Lacerda. Procurado, o ex-prefeiturável não quis se manifestar porque, segundo ele, não teve conhecimento da denúncia. Único vereador da legenda, Jeferson Leite não retornou aos contatos do Diário para falar sobre o assunto.

A legislação eleitoral impõe cota mínima de 30% de qualquer um dos gêneros para a formação de chapas de candidatos a vereador. Essa fração, porém, é comumente destinada às mulheres. Embora não comprove por si só se tratar de candidata laranja, o fato de Thaina ter tido zero voto e sua campanha ter declarado que não teve uma despesa sequer na campanha provocou a abertura de investigação no MP.

Desde 2019, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entende que, uma vez comprovada a existência de candidatura laranja, a conduta leva à cassação de toda a chapa de candidatos a vereador, inclusive eleitos, já que a comprovação de eventual projeto irregular desfalca as exigências mínimas que cada partido tem de cumprir para ir às urnas.

Holanda deixou o comando da legenda e rachou com Lacerda depois da indicação do ex-vereador para a gestão do petista.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;