Esportes Titulo
Ginastas campeãs olímpicas são barradas por estarem 'gordas'
Por Da AFP
18/03/2005 | 12:14
Compartilhar notícia


As ginastas romenas Catalina Ponor e Monica Rosu, campeãs olímpicas em Atenas, não vão poder disputar o Campeonato Europeu de Ginástica em junho na Hungria se não perderem peso. A decisão foi divulgada pela FRG (Federação Romena de Ginástica), que considera as ginastas "muito gordas".

As duas campeãs olímpicas, além de Alexandra Eremia e Florea Leonida, ganharam entre seis e oito quilos nos últimos meses. Elas foram enviadas para seus respectivos clubes para treinar e poderão retornar à seleção nacional quando recuperarem a forma.

"Não se trata de uma punição, mas de uma regra elementar do esporte: não se pode participar de uma competição fora de forma. Elas não estão excluídas da seleção para o Campeonato Europeu, mas tudo depende de sua motivação para retornar", disse o diretor técnico da FRG, Mircea Apolzan.

O dirigente negou que a má forma física das quatro ginastas tenha relação com a demissão, em janeiro, do treinador Octavian Belu. "Com ou sem Belu, as ginastas deviam ter treinado sem problemas. Elas queriam verdadeiramente participar do Campeonato".

A Romênia já passou por uma situação similar no Campeonato Europeu de 2002 em Patras, na Grécia, quando ficou sem a estrela Andrea Raducan, impedida de participar por excesso de peso.

A equipe feminina romena de ginástica manteve o título de campeã olímpico nos Jogos de Atenas-2004 com 10 medalhas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;