Memória Titulo Coluna
São Bernardo e o 30 de novembro de 1944

A ameaça que pairava sobre o município de Santo André, de desaparecer durante a ditadura do Estado Novo – a região seria incorporada às zonas Leste e Sul de São Paulo, Capital – foi vencida pela alta comissão composta e dirigida pelo prefeito José de Carvalho Sobrinho. A pretensão de Ribeirão Pires de tornar-se município não ganharia espaço desta feita – ficaria para meados dos anos 1950. E São Bernardo conseguiu o que pleiteava – e a palavra de Getúlio Vargas foi cumprida: colocar a cabeça de onde foi extirpada.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


DOIS MUNICÍPIOS

Em 21 de março de 1944, o Diário Oficial do Estado publicou o parecer 353, de uma comissão do conselho administrativo composta por Cirilo Junior, César Costa e Miguel Reale.

Um parecer decisivo: a – que seja mantido o atual município de Santo André, compreendendo os distritos da sede, com suas duas zonas (incluindo São Caetano) e os distritos de Ribeirão Pires, de Mauá e de Paranapiacaba; b – que seja criado o município de São Bernardo.

Festas na Vila...

...desdém na Estação.

Para lembrar a Borda do Campo 

1 – A simples publicação do parecer foi recebida com festas pela população de São Bernardo. De 21 para 22 de março de 1944, a cidade queimou morteiros, baterias e foguetes. A imprensa de Santo André noticiou o fato com destempero.

2 – Escreveu O São Bernardo, em 26 de março de 1944: “O mais interessante foi o fato de os encarregados de acender esse foguetório, naturalmente meninos em férias, terem procurado as divisas desse distrito com Santo André e em pontos mais próximos da nossa cidade, deixando transparecer espécie de acinte, picardia à totalidade da população, que foi e é contrária ao fracionamento do território histórico e lendário de Santo André da Borda do Campo, que hoje ocupa o terceiro lugar dentre todos os municípios do Estado”.

3 – O parecer foi acatado. E a 30 de novembro de 1944 foi baixado o decreto 14.334, criando o município de São Bernardo, com o apêndice ‘do Campo’ em sua nova denominação – a expressão ‘do Campo’ foi uma forma de lembrar a expressão histórica e quinhentista ‘Borda do Campo’.

4 – A mudança do nome procurou mostrar que o que nascia era um novo município. O velho município de São Bernardo era agora município de Santo André, abrangendo São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande, futuro ‘da Serra’.

5 – São Bernardo ‘do Campo’ abrangia Vila Conceição, Piraporinha e Eldorado, conjunto de bairros que formariam o futuro município de Diadema.

6 – A documentação antiga de São Bernardo, incluindo-se processos administrativos e anais da velha Câmara Municipal de São Bernardo, ficou com Santo André.

7 – A partir de 1945, a velha Freguesia de São Bernardo (e o futuro Grande ABC) seria formada por dois municípios: Santo André e São Bernardo ‘do Campo’, até que novos desmembramentos acontecessem, pelas décadas afora, até se chegar às atuais sete cidades.

8 – Juntamente com São Bernardo ‘do Campo’, mais de 30 localidades paulistas obtiveram suas autonomias em 1944, dentre elas Lucélia, Mirandópolis, General Salgado, Bastos, Paranapanema, Cosmópolis, Álvares Machado, Rinópolis, Sales de Oliveira, Franco da Rocha e Osvaldo Cruz.

9 – Em 8 de dezembro de 1944 – uma semana após a publicação do decreto de elevação das cidades – Getúlio Vargas visitou novamente São Paulo e, em cerimônia realizada no Palácio dos Campos Elíseos, sede do governo do Estado de São Paulo, entregou a cada um dos prefeitos nomeados uma chave confeccionada com prata das minas de Apiaí, tendo sido o minério reduzido e laminado pela Laminação Nacional de Metais, de Santo André.

10 – As chaves foram oferecidas pela Prefeitura de Santo André, por meio do prefeito José de Carvalho Sobrinho, que compareceu à solenidade. Em nome dos novos prefeitos, discursou Wallace Simonsen.

Diário há meio século

Quinta-feira, 10 de dezembro de 1970 – ano 13, edição 1406

Manchete – Governo brasileiro fará tudo para salvar o embaixador Bucher.

Chega uma carta com o carimbo ‘VPR’ (Vanguarda Popular Revolucionária, grupo de luta armada) e dirigida pelo sequestrado ao encarregado de negócios da embaixada da Suíça.

Santo André – Tráfego pela Rua Coronel Oliveira Lima é interrompido em virtude das festas natalinas.

São Bernardo – Kátia de Castro, Sônia Donizete Marcelito e Rosana Tonholi Massuela, candidatas ao concurso Mini-Miss São Paulo, visitam o prefeito Aldino Pinotti.

Cultura & Lazer – Anunciada a estreia da orquestra sinfônica do ABC, criada pela Fundação das Artes de São Caetano e sob a regência do maestro Moacyr Del Picchia: seriam dois dias de apresentações, 21 e 22 de dezembro (de 1970).

Em 10 de dezembro de...

1915 –  Foram iniciados os trabalhos para a canalização de águas e esgotos em Santo André. À frente, o engenheiro Carlos Veiga.

1920 – Era exibido no Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André, o filme O Crime de Cravinhos.

O documentário focaliza um caso policial de grande repercussão, à época.

O cinema lotou. A fita focaliza vários moradores de Santo André. Uma cena mostra a estação ferroviária local, ainda chamada Estação São Bernardo.

1955 – O Cerâmica FC, de São Caetano, participava do campeonato de futebol da Acea, envolvendo várias indústrias, e perdia para a Metalúrgica Matarazzo por 2 a 0. Entre os segundos quadros, vitória do Cerâmica também por 2 a 0.

No Pacaembu, Palmeiras e Taubaté empatavam por 1 a 1. O gol palmeirense foi marcado por Elzo Lazzuri, nascido e criado em São Bernardo. Elzo, de pênalti, para alegria do povo são-bernardense.

Guararema realizava mais uma Festa do Pêssego, seguindo tradição iniciada em 1949.

1985 – Manchete da página de Esportes do Diário>: torcida desce o morro e faz carnaval. DER campeão de São Bernardo, após 24 anos.

Hoje

- Dia Internacional dos Direitos Humanos

- Dia do Palhaço

Santos do dia

- João Roberts

- Melquíades, papa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;