Setecidades Titulo
Cidade aposta em piscinão Jaboticabal
Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
26/10/2010 | 07:26
Compartilhar notícia


As enchentes em São Caetano não podem ser resolvidas apenas com obras dentro do município.

O problema é provocado por conta do transbordo do Ribeirão dos Meninos e Rio Tamanduateí, que recebem as águas de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, conforme explicou o secretário de Obras, Julio Marcucci. "Se chovesse apenas em São Caetano, não aconteceria enchentes", falou o gestor.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura investiu aproximadamente R$ 30 milhões em obras de drenagem e prevenção de alagamento.

Foram alteradas as pontes das avenidas Almirante Delamare e Presidente Wilson, que cruzam com a Guido Aliberti, para aumentar a vazão do Ribeirão dos Meninos nesses pontos.

No momento, a Administração está construindo galerias pluviais em todo o município. Marcucci também informou que um muro de contenção está sendo erguido ao longo da Guido, para diminuir o volume de água que extravasa para os bairros.

Mas a grande aposta é o novo piscinão Jaboticabal, localizado nas divisas dos municípios de São Caetano, São Bernardo e São Paulo. O equipamento terá capacidade de 750 mil metros cúbicos, o triplo do reservatório municipal, 235 mil metros cúbicos. "Mesmo que aconteçam enchentes, serão de proporções muito menores das que ocorrem atualmente", falou o secretário. O DAEE (Departamento de Água Energia e Esgoto) ainda não lançou o edital para a construção do piscinão.

CAPACITAÇÃO
O acompanhamento das enchentes no bairro Fundação também é feito por moradores capacitados pela Defesa Civil.

Duas residências receberam em 2008 faixas zebradas e cavaletes de interdição, que são colocados nas vias quando o nível da água começa a subir.

O coordenador da Defesa, Carlos Eduardo Barbi, explicou que os moradores foram orientados a fechar as ruas tomadas pela água.

Em seguida, agentes da Defesa e Guarda Civil Municipal são acionados para auxiliar a população. As residências estão situadas em pontos estratégicos: na Avenida dos Estados e Rua Maximiliano Lorenzini. "São locais onde os alagamentos se iniciam", falou o coordenador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;