Memória Titulo
Uma história que se renova, a da eterna São Paulo Railway

Fevereiro marca o aniversário da estrada de ferro Santos a Jundiaí

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Fevereiro marca o aniversário da estrada de ferro Santos a Jundiaí, que nasceu em 1867 do capital inglês com o nome de São Paulo Railway. Moysés Lavander Junior e Paulo Augusto Mendes, ferroviários e pesquisadores da Memória, enviam várias imagens inéditas que focalizam aspectos da ferrovia, acompanhadas das legendas. Hoje e amanhã cuidamos deste material precioso.

Moysés Lavander Junior é técnico em mecânica pela ETI Lauro Gomes, de São Bernardo, e engenheiro-mecânico pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado.

Paulo Augusto Mendes é formado em eletrotécnica. São co-autores de uma obra-prima, SPR, Memórias de uma Inglesa, que conta a história da nossa ferrovia. O livro foi lançado em 2005. É fartamente ilustrado. Possui 360 páginas. E já está a merecer uma reedição, tamanho o número de novas imagens e dados coletados de autores.

TRABALHADORES

Nascem em 22 de fevereiro:

1 - Santo Concio. 1891. Italiano. Serrador da Química Industrial. Residência: Rua Sergipe, 64.

2 - Pedro Sanches Gomes. 1904. Natural de Cáceres, Espanha. Ajudante de fabricação da Atlantis.

3 - Joaquim Moita. 1904. Natural de Coimbra, Portugal. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua França, 430, Parque das Nações, Santo André.

4 - Arthur Volpiano. 1911. Natural de São Simão (SP). Industriário da Rhodia Química. Residência: Rua Espanha, 478, Parque das Nações, Santo André. Foi vereador entre 1960 e 1963.

5 - Matias Vachtler. 1911. Natural de Mosonsentpter, Hungria. Torneiro-mecânico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Oslo, 40.

6 - José Noguerol e Saes. 1921. Natural de Granada, Espanha. Destilador da Rhodia Química. Residência: Rua Oratório, Parque das Nações.

FONTE: primeiro livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 22 de fevereiro de 1980

MANCHETE - Mensagem do governo ao Congresso poderá definir pleito direto.
GRANDE ABC - Povo das sete cidades ainda sofre com as enchentes.
EDITORIAL - Nem as tragédias sensibilizam contra enchentes
ALIMENTOS - Começa a faltar leite C nas padarias.
TRABALHO - Demissões mobilizam sindicatos e patrões.
PRIMEIRO PLANO (Eduardo Camargo) - O preço pago pelas estatais e multinacionais.
FUTEBOL - Taubaté oferece 1 milhão para ter o passe de Bona, craque do Santo André.
TRAGÉDIA - Carro cai no córrego Floriano, em Diadema, e família morre.

EM 22 DE FEVEREIRO DE...

1960 - Aramaçan celebra missa na Catedral do Carmo por intenção de Ildefonso Turibio, introdutor do atletismo em Santo André.

1970 - Amistoso em São Caetano: Saad 3, Portuguesa 5.

HOJE

Dia do Pensamento. Dia da criação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), criado pela Lei 7.735, de 22 de fevereiro de 1989.

SANTOS DO DIA

Abílio, Joana Maria, Lineu, Margarida de Cortona e Maximiano. Dia da Cátedra de São Pedro (estampa).

Crédito da estampa: Acervo Vangelista Bazani e João de Deus Martinez.

JOSÉ CARDOSO DA SILVA
(Palmeira dos Índios, AL, 12-4-1916 - São Caetano, 12-2-2010)

Ele chegou em São Paulo solteiro, na década de 1940, e conseguiu o emprego de marceneiro numa fábrica de móveis do bairro do Ipiranga. No mesmo bairro conheceu uma jovem espanhola que trabalhava numa tecelagem. Apaixonaram-se, casaram-se e iniciaram a vida a dois na Rua São Paulo, bairro Santa Paula, em São Caetano, em 1951, na data do casamento, 20 de outubro. Nunca mais deixaram a cidade.

Esta é, em síntese, a história de José Cardoso da Silva e de Maria Del Carmem. A casa foi o próprio José quem construiu. O casal teve dois filhos, José Luís e Alceli.

José Cardoso sempre foi calmo. Gostava de ver TV, ouvir rádio, ler jornais e revistas, e sem necessitar de óculos. Comentava reportagens e jamais se irritava. Partiu aos 93 anos. Deixa a esposa e uma bela família, formada ainda por quatro netos - Carla Maria, Pedro Luís, Daniel e Alexandre -; e uma bisneta, Sofia, de 3 anos. Está sepultado no Cemitério da Saudade, no bairro Cerâmica, São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;