Memória Titulo
Ah esses carroceiros do século passado

Memória do dia 22 (Uma antiga festa. E a identidade de um carroceiro) lembrou-me de criança

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Memória do dia 22 (Uma antiga festa. E a identidade de um carroceiro) lembrou-me de criança, quando Domingos Costa, com sua carrocinha (um baú fechado, metálico, na cor verde, com a inscrição ‘Carne Verde') passava pela rua. Aproveitei para dar uma atualizada na minha árvore genealógica. Francesco Rocco, que você refere como pai da Maria Rocco, mulher de Domingos Costa, era irmão do meu avô. Também encontrei nos meus arquivos uma carta de cocheiro mais antiga, de 1910, e para "vehiculo trelado por 4 animaes".
Nevino Antonio Rocco, de São Bernardo

SANTOS DO DIA

Agostinho de Hipona, Ambrósio, Hermetes, João 3º e Viviano.

Na estampa, Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Tagaste, Tunísia, 354 - Hipona, Argélia, 430). Converteu-se em 287, em Milão. Durante 34 anos foi bispo em Hipona. Considerado por muitos o pai do existencialismo cristão.


USP FM (93,7). Memória. A história do rádio em São Paulo: quando surgiu a primeira emissora, os primeiros radialistas, os primeiros programas (parte 1). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Jimmie Lunceford e seu Harlem Express. E mais: Liza Minnelli e seu grande sucesso, Cabaret; amanhã: Duke Ellington, mais de 1.000 temas compostos e sua black band que resistiu por mais de 50 anos. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Vai começar mais uma Semana da Pátria. E quem foi Dom Pedro 1º, o homem, o político, o conquistador. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Nomes da música jovem brasileira. Eles criaram o ie-ie-ie nacional: Roberto, Waldirene, Wanderley Cardoso, o que fez sucesso com O bom rapaz, composição de Geraldo Nunes. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Quem foi Joaquim Xavier de Barros, nome de rua no bairro Pastoril, em Ribeirão Pires. Esse é o tema central do programa. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Ribeirão Pires se orgulha muito de dois irmãos repórteres: Herbert e Érico Richers; Herbert tem o nome ligado ao cinema, tanto nas dublagens dos filmes da televisão como nas filmagens propriamente ditas; Érico destacou-se nas reportagens fotográficas, com carreira internacional.

Lembro perfeitamente do Érico tocando harmônica nos clubes locais, sentado, acompanhando os pares que dançavam no salão.

EM 28 DE AGOSTO DE...

1955 - Fundada a Associação Atlética Palmeiras, de Mauá.


1985 - Presidente José Sarney assina lei que institui o Dia Nacional do Voluntariado.

1990 - Inaugurada a sede definitiva do Museu de Santo André, na Rua Senador Flaquer, 470.

Trabalhadores
Nasce em 28 de agosto:
1902 - Antonio J. W. Dos Santos. Sócio nº 11 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residia à Rua da Glória, 108.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE

Dia do Avicultor e da Avicultura, Dia do Filósofo, Dia do Legionário, Dia Nacional do Voluntariado e Dia Nacional dos Bancários.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 28 de agosto de 1980

Manchete - Atentados à bomba no Rio matam um e ferem seis pessoas

Sindicalismo - Bancários tentam acordo amigável; metalúrgicos marcam assembleias; condutores autônomos querem isenção para táxis.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Harmonia gera maior lucro para todos.

Tempo - Frio e garoa. No Grande ABC, ontem, ao meio-dia, 10,5°C
.
Futebol - Brasil 1, Uruguai 0, ontem, em Fortaleza, na reinauguração do Estádio Castelão. Gol marcado por Getúlio, de pênalti.

Cinema/crítica (Heitor Capuzzo) - Os Anos JK, o cinema recontando a história.

Polícia - Homicida é preso em São Bernardo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

- Itararé, elevado a município em 28 de agosto de 1893, quando se separa de Itapeva.
- Tupi Paulista foi fundado em 28 de agosto de 1941, tornando-se município em 1948 ao se separar de Lucélia.

Falecimento

SZAJA WAINBERG (Ratom, Polônia, 16-4-1926 - Santo André 16-8-2010; pelo calendário judaico, ano 5770)

Os horrores da guerra. O jovem Szaja viveu grande parte da sua vida em campos de concentração na Europa. Neles, perdeu toda a família.

Sobreviveram: ele e o irmão Chaim. Terminada a guerra, Szaja viveu uns anos na Itália. Fez um curso de relojoeiro. Naturalizou-se canadense. Reencontrando o irmão, decidiram vir ao Brasil. Primeiro, o Rio de Janeiro, depois, Santo André. Era 1958. Aqui montaram uma loja que seria famosa, a Casa Dois Irmãos, de roupas, na Rua Coronel Oliveira Lima.

Chaim faleceu aos 46 anos. Szaja montou uma relojoaria na mesma Oliveira Lima, na esquina da entrada antiga do clube Primeiro de Maio FC. Tornou-se ainda mais conhecido na cidade. Era comum os que lembrassem que foi lá, na sua relojoaria, que adquiriram as alianças de casamento.

"Ele não gostava de lembrar das guerras, mas dizia que por três ou quatro vezes chegou a formar nas filas de extermínio. Por ser jovem e forte, livrou-se da morte pois cabia a ele participar da abertura de valas para o sepultamento dos que eram executados", narra Janete, sua mulher.

Szaja Wainberg e Janete casaram-se em São Paulo, no Bom Retiro. Tiveram três filhos: Islana, que vive na Argentina, Tânia e David. São dois netos, Aleksandar e Natasha. Sr. Szaja, carinhosamente chamado de Cabelo Branco, partiu aos 84 anos e está sepultado no Cemitério Israelita do Butantã.

SANTO ANDRÉ
Idelfonso Brandão, 68. Natural de Japaraiba (MG). Dia 23. Cemitério Phoenix.

SÃO BERNARDO
Edna Leme Martins, 66. Natural de Martinópolis (SP). Dia 23. Cemitério Jardim da Colina.
Helena Torres Talarico, 66. Natural de São Paulo (SP). Dia 24. Cemitério da Vila Euclides.
Ataru Hosono, 62. Natural de Duartina (SP). Dia 25. Cemitério Parque do Carmo, Capital.

Ademir Marcondes Quadros, 58. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Alpina, Capital.

SÃO CAETANO
Cemitério das Lágrimas
José de Carvalho, 85. Natural de Ribeirão Preto (SP). Dia 24.
Tomi Yamasiro, 84. Natural de Santos (SP). Dia 26.
Herminia Pressoto, 82. Natural de Jundiaí (SP). Dia 24.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;