Política Titulo
Deputados federais do ABC apóiam restrição à imunidade
Por Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
08/11/2001 | 00:06
Compartilhar notícia


Os deputados federais do Grande ABC estavam entusiasmados nesta quarta com a aprovação do projeto que determina as novas regras que restringem a imunidade parlamentar e permitem a cassação de deputados e senadores por crimes comuns. O projeto foi aprovado terça-feira na Câmara dos Deputados por 412 votos a favor e apenas nove contra.

O segundo turno na Câmara deverá acontecer daqui a 15 dias. Em seguida, irá ao Senado, onde será votado em regime de urgência. A restrição à imunidade parlamentar estende-se automaticamente a todas as Assembléias Legislativas.

Para o deputado Luiz Carlos da Silva (PT-Santo André), o projeto irá proteger a imagem da Câmara. “Trazemos legitimidade à Casa. Fomos dizer que mandato não é para proteger bandido. Agora, a Casa está mais protegida daqueles que assumiam o mandato apenas para fugir dos processos”, afirmou.

O deputado Duílio Pisaneschi (PTB-Santo André) também acredita que a aprovação evitará que alguém seja candidato apenas para tentar fugir de algum processo.

O deputado Clóvis Volpi (PV-Ribeirão Pires) afirmou que esse é mais um passo do processo de transformação pelo qual passa o Congresso Nacional.

“Precisávamos adaptar algo que vem lá de trás, com idéias autoritárias e de auto-preservação. Isso nós já mudamos”, afirmou.

Os deputados Jair Meneguelli e Ivan Valente, ambos do PT de São Caetano, ressaltaram a importância da restrição à imunidade parlamentar e a manutenção da imunidade com relação ao voto e às declarações verbais. “Acho que o deputado só pode ter imunidade no que diz respeito à palavra e ao voto porque é evidente que tem o direito de criticar o presidente e o governador e não pode ser processado por isso”, afirmou Meneguelli. “Temos de ter imunidade para opiniões, senão isso vira uma ditadura”, disse Valente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;