Turismo Titulo
Réveillon traz show de luzes e fogos nas águas
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
03/12/2003 | 17:35
Compartilhar notícia


Falar em Réveillon no Brasil e não lembrar do megaespetáculo de fogos de artifício na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é praticamente impossível. Por isso, quando o assunto é fim de ano não há como negar que o Estado é um dos que mais sabem fazer os olhos de turistas nacionais e importados brilharem. As cores do show pirotécnico à beira-mar constituem um dos maiores cartões-postais do país no exterior tanto que muitos norte-americanos e europeus preferem trocar a neve e o frio do hemisfério norte por sol e praias do hemisfério sul.

Assim como acontece há dois anos, por motivos de segurança, o show pirotécnico acontecerá em barcos instalados no mar, a uma distância de pelo menos 200 m da areia. Serão 4 km de fogos de artifício estourando no céu da cidade, em cascatas nas fachadas de hotéis e em palcos montados especialmente para shows. Cerca de 100 toneladas de bombas serão utilizadas nas balsas. O espetáculo deste ano terá duração de pelo menos 18 minutos, iluminando vários pontos da cidade.

E não é só do brilho no céu que a cidade do Rio de Janeiro se gaba. A maior árvore de Natal flutuante do mundo também está na cidade e foi inaugurada no último sábado depois de quatro meses em construção. São 82 m de altura às margens da lagoa Rodrigo de Freitas. Além da imponência do tamanho, correspondente a um prédio de 27 andares, o monumento conta com 26 mil metros de mangueiras luminosas e 2,8 milhões de lâmpadas.

Interior – O espírito natalino também já está presente na maioria das cidades do interior fluminense. Além das tradicionais queimas de fogos, as comemorações de Natal e Réveillon deste ano serão marcadas pela decoração das ruas e iluminação de árvores e fachadas de prédios. Haverá ainda apresentação de corais, música clássica e popular, feira de artesanato e bailes públicos.

A partir desta semana, Petrópolis, Teresópolis, Itatiaia, Resende, Quatis, Porto Real e os distritos de Penedo e Visconde de Mauá oferecerão uma programação variada nos fins de semana. Já Niterói terá o forte da programação no Réveillon, com espetáculo pirotécnico na praia de Icaraí. E Búzios vai festejar o fim de ano com queima de fogos nas principais praias do município.

O Palácio de Cristal, em Petrópolis, será palco do espetáculo Som e Cristal, com recital de música clássica de Cláudio Dauelsberg e do Coral Municipal de Petrópolis,aos sábados e domingos. Já na casa de Papai Noel, haverá exposição de presépios durante todo o mês.

Teresópolis apostou no projeto Natal de Luz para atrair os visitantes. Desenvolvido pela Secretaria de Cultura, o programa inclui a Vila de Papai Noel, corais, orquestras, Auto de Natal e iluminação especial. O Natal de Luz terá uma queima de fogos na Colina dos Mirantes, um espetáculo pirotécnico na chegada do Ano-Novo, e a Folia de Reis nos primeiros dias de janeiro, que marcará o encerramento do projeto.

O Festival de Natal da região das Agulhas Negras, que inclui os municípios de Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real, além dos distritos de Penedo e Visconde de Mauá, concentrará grande parte de sua programação na Casa do Papai Noel de Penedo, considerada a residência de verão do bom velhinho na cidade. No local, durante todo este mês, haverá apresentação de corais e peças teatrais.

Em Niterói, o Natal será marcado pela apresentação de corais e de músicas clássicas, sacras, folclóricas e populares. A expectativa é atrair cerca de 200 mil pessoas para os festejos do Réveillon deste ano, 50 mil a mais do que em 2002. Os fogos serão espalhados em três balsas localizadas em pontos estratégicos, o que tornará o espetáculo acessível em qualquer canto da praia, inclusive da cidade do Rio de Janeiro. Já Búzios dará ênfase à queima de fogos nas praias de Geribá, Centro, Manguinhos e Tucuns, que receberão 2004 com uma explosão de fogos de artifício. Haverá também comemoração nas praias de Ferradura e João Fernandes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;