Setecidades Titulo Meio Ambiente
Replantio em Paranapiacaba começa em julho
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
12/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A região de Paranapiacaba e Parque Andreense receberá replantio de espécies nativas da Mata Atlântica e raras a partir do começo do segundo semestre. A necessidade foi identificada em estudo iniciado em 2010 para mensurar a cobertura vegetal do espaço de 87 km², uma das áreas de mananciais do Grande ABC.

O estudo indicou que a área sem vegetação equivale a apenas 0,27% da extensão total, algo em torno de 1.000 m². Além de trechos degradados pela ação do homem, esse percentual concentra terrenos particulares e áreas por onde passam linhas de transmissão, gasoduto, ferrovia e rodovia.

O reflorestamento incluirá ações de educação e mobilização ambiental, além de plantio de mudas como araticum do mato, tapirira, cega machado, entre outras. A Prefeitura não soube informar o valor do investimento nem quais áreas receberão as mudas. O cálculo faz parte da próxima etapa do projeto.

ESTUDO

Com custo estimado em R$ 326,2 mil, o estudo identificou área de mata densa acima de 5.000 m², extensão de 7.298,76 hectares - 86,3% da área total.

Outro aspecto positivo é o fato de 45,2% da área total ser de vegetação em estágio secundário avançado - espaço já degradado e em fase de regeneração por processo natural (ação do vento ou da fauna) ou replantio.

"Isso não quer dizer que a área foi devastada pelo corte raso da floresta. Extração de espécies e ação de poluentes interferem", explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Milton de Marchi.

Para o professor de Engenharia Ambiental da Fundação Santo André, Murilo Valle, esse processo de regeneração representa resultado de políticas públicas iniciadas há no mínimo oito anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;