Memória Titulo
Identificados os astros e estrelas da Vera Cruz

Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo, ano 60: 1949-2009. As imagens repassadas pela família...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo, ano 60: 1949-2009. As imagens repassadas pela família de Manuel Monteiro, contrarregra da companhia na sua fase inicial, têm rendido, e muito. Várias delas ganham identificação total ou parcial. É a contribuição de cidadãos que viveram aquela fase mágica do cinema brasileiro e que agora ajudam a construir a memória de um projeto que tem tudo para ressurgir, mesmo que em outras dimensões. Afinal, o mais importante sobrevive: a história, a documentação, os filmes, as imagens dos bastidores e os estúdios do Jardim do Mar.

As fotos que ilustram Memória hoje já foram recentemente aqui mostradas. Elas voltam devidamente identificadas.

1 - Parte da equipe técnica do filme É Proibido Beijar, longa-metragem de 1954 em que o par romântico foi vivido por Tônia Carrero e Mário Sérgio. A identificação aparece em livro do Projeto Memória Vera Cruz, lançado em outubro de 1987 pela Secretaria de Cultura do Estado e MIS (Museu da Imagem e do Som).

Manuel Monteiro (o primeiro à esquerda, então chefe maquinista), Raffaelo Paone (contrarregra), Giuseppe Baldacconi (montagem), Inezita Barroso (cantora), Ugo Lombardi (direção e diretor de fotografia), Carlo Guglielmo (assistente de câmera), Maria Aparecida de Lima (continuidade), Mário Sérgio (ator principal), Dino Badessi (diretor de produção), Boris Silitschanu (técnico de som) e Girolamo Brino (chefe eletricista).

2 - Comediantes do filme Osso, Amor e Papagaio: Elísio de Albuquerque e Anieta Junqueira. Este filme foi lançado numa outra fase da Vera Cruz, e não na fase mais áurea, que foi de 1949 a 1954. Informações prestadas por Pierino Massenzi, cenógrafo premiadíssimo da Vera Cruz, residente em São Bernardo.

3 - Os pares românticos do filme Angela, lançado em 1951: acertamos os nomes dos atores, Alberto Ruschel e Mário Sérgio; tínhamos dúvidas em relação às atrizes: imaginamos que uma delas fosse Marisa Prado (Olga Costenaro); não era; era, na verdade, Eliane Lage, informação prestada por vários leitores, sendo o primeiro o memorialista José Riotto, de Santo André; já a outra atriz, segundo Massenzi, não é Tônia Carrero, e sim uma figurante que ele não soube precisar o nome.

Lembrando: todas essas fotos da Vera Cruz que estamos publicando pertenceram ao senhor Manuel Monteiro, infelizmente já falecido. Foram guardadas por sua filha, Elisabete, que reside em Campinas. O advogado Marcelo Pedro Monteiro, sobrinho de Manuel Monteiro, repassou as imagens à Memória, depois que cada uma delas recebeu o tratamento adequado por parte de Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade.

Domingo, 29 de agosto de 1965 - Nº 382

Coluna Universitária

J. Lima (*)

Fomos informados de que o Diretório Acadêmico 20 de Agosto, da Faculdade de Direito de São Bernardo, fará uma campanha junto às indústrias de móveis para adquirir mobiliário para sua sede. Estamos certos da boa acolhida por parte dos moveleiros.

(*) José Bueno Lima inaugurou a Coluna Universitária no News Seller, antecessor do Diário, assinando J. Lima. Memória recupera, mais de 40 anos depois, o trabalho por ele desenvolvido.

Convite

Jornalista Geraldo Nunes, da Rádio Eldorado, convida para bate-papo hoje, às 20h, na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, em São Paulo). Fará uma projeção de imagens da cidade de São Paulo, de ontem e de hoje, além de conversar com os ouvintes.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

Mistério

Rever deuses planando sobre as águas primordiais, conviver com magos e feiticeiras da Antiguidade, percorrer grutas e labirintos de Creta para vencer os desafios da iniciação. Voltar e compreender que, apesar dos avanços em todos os ramos da Ciência, mistérios persistem e que é necessário muito trabalho e estudo para decifrar enigmas que nos cercam e inquietam, segredos ainda ocultos na vastidão do universo.

Tenha um bom dia com o sol que desponta antecedendo as estrelas da noite.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 15 de julho de 1979

Manchete - Ministro (Camilo Pena, de Indústria e Comércio) confirma aumento da gasolina a partir de agosto

Grande ABC - Dia do Comerciante não ganha destaque.

Acidente - Colisão e morte em frente ao drive-in em Santo André.

EM 15 DE JULHO DE...

1914 - Laércio Malachias nasce em Campinas. Jogou na Ponte Preta, na Portuguesa de Desportos e inscreveu definitivamente o seu nome no Corinthians de Santo André.

HOJE

Dia Internacional do Homem.

SANTOS DO DIA

Boaventura de Albano (Doutor da Igreja, falecido na França em 1274), Justa e Rosália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;