Esportes Titulo
Futebol inglês está 'empapado de corrupção' devido a pagamentos ilegais
Da AFP
27/09/2006 | 16:51
Compartilhar notícia


O futebol inglês está "empapado de corrupção", com dezenas de milhões de libras esterlinas sumidas em pagamentos ilegais e não declarados, afirmou o empresário Colin Gordon, agente do técnico da seleção inglesa de futebol, Steve McClaren.

"Pretendemos ser mais santos que os outros. Porém, falei com pessoas de outros países e o futebol na Inglaterra é considerado o "mais sujo" da Europa. Somos os piores nesse sentido, e isso não se pode aceitar", disse Gordon ao jornal Evening Standard.

O agente não poupou críticas ao sistema. "Não estamos falando de propinas de 50.000 libras esterlinas, nem dos velhos envelopes marrons cheios de cédulas. Estamos falando de milhões e milhões. É um negócio muito sofisticado. Está muito bem dissimulado e aceito", assinalou.

Segundo Gordon, só o estado a que chegou o futebol na Inglaterra permite fazer esses negócios. "Se eu compro um jogador do Leste europeu, cotado em dois milhões de libras esterlinas por seu time, direi que posso negociá-lo por cinco milhões na Inglaterra".

"O clube receberá 500.000 libras esterlinas, e 2,5 milhões irão para uma conta separada. Desde que começaram os torneios da Premier League, eu calculo que dezenas de milhões de libras esterlinas desapareceram dessa maneira", ressaltou o empresário.

As declarações de Gordon foram formuladas uma semana depois de um programa do canal de televisão da BBC ter caído como uma verdadeira bomba no seio do futebol inglês ao mostrar indícios de pagamentos ilegais milionários, e de treinadores que recebem comissões para 'facilitar' transferências de jogadores.

McClaren foi nomeado técnico da seleção inglesa pouco antes da Copa do Mundo de Alemanha-2006, no lugar do sueco Sven-Goran Eriksson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;