Cultura & Lazer Titulo
Voz dos tempos dourados
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
26/10/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


"Foi no gogó e na vida", conta Agnaldo Rayol, 72 anos, sobre o seu aprendizado musical. Quanto a voz, que ainda conserva os timbres feito cristal, depois de mais de 50 anos de carreira, o cantor sugere que é força do céu. "Graças a Deus não mudou nada, é uma dádiva. Cantar é um dom que ninguém aprende, só aperfeiçoa", completa.

Sábado, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, o cantor apresenta a voz que percorreu décadas e continuou a mesma. No repertório, ao contrário, canções que fizeram parte da história da música neste mesmo tempo, indo para frente e para trás.

"Além de cantar, já apresentei muitos programas de TV. Desde o final dos anos 1950 até o começo de 1990 trouxe muitos cantores diferentes à televisão. Isso faz com que você cante todo o tipo de repertório, uma gama variada de gêneros", conta Rayol.

Entre as músicas selecionadas, estão Se Todos Fossem Iguais a Você, Eu Sei Que Vou Te Amar, Fascinação e Carinhoso, Tormento D'Amore e Mia Gioconda

"Esse show traz, inclusive, composições que ficaram conhecidas na voz de outros cantores, mas que eu inclui no meu repertório para fazer uma boa surpresa, como Romaria e Tocando em Frente.

AVE-MARIA
Claro que não faltará a clássica versão de Charles Gounod e Johann Sebastian Bach para Ave-Maria, que de clássico mundial, no País virou referência na voz do intérprete.

"Canto esta música desde sempre. E o impressionante é que não importa a religião, todos me pedem para cantá-la."

Algo que parece imutável na carreira de Rayol é o assedio, principalmente feminino. O ar de galã que o cantor tinha há 50 anos parece aflorar os corações de muita gente. "Tem coisas do arco da velha que não posso nem contar. Hoje, recebo cartas de amor, convites. Faz uns dois anos recebi até fotos de uma fã de calcinha e sutiã", revela.

ERIKA E ALEXANDRE
Dois cantores do Grande ABC, Erika Rodrigues, de Diadema e Alexandre Arez, de São Bernardo, se apresentarão ao lado de Rayol.
É de composição dos dois artistas a inédita Vai Me Proteger, que o veterano interpréta ao lado de Erika.

"Nós nos conhecemos nos bastidores da televisão, o Alexandre e eu começamos a cantar no Raul Gil e ele adorou a versão que fiz de The Prayer, da Celine Dion", conta Erika, referindo-se à canção que interpréta ao lado de Rayol. Só, ela entoará La Vie en Rose.

"Em comum, nós três descobrimos o amor pela canção romântica. É a nossa identidade", conta Arez, que executará um trecho All I Ask of You, de O Fantasma da Ópera e provavelmente algum bolero.

"O cantor deve ser, em primeiro lugar, coração, antes mesmo de ser voz. O Agnaldo me ensina isso", conta a cantora.

Agnaldo Rayol - Show. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4220-3924. Dia 30, às 21h. Ingr.: R$ 60 (meia-entrada, para quem levar recorte de anúncio do Diário ou 1kg de alimento não perecível) e R$ 120. Ponto de venda na Avenida Goiás, 1650, São Caetano. Tel.: 3636-3450.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;