Memória Titulo
Acreditem, por aqui passarão os trólebus do novo milênio

“Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.”

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo."

Victor José Ferreira, poeta e pesquisador da memória ferroviária, que já trabalhou no Grande ABC; hoje reside no Rio de Janeiro.

Em seu voo rasante por São Bernardo, em 1968, Beltran Asêncio fotografou o centro histórico da cidade e flagrou transformações urbanísticas importantes que se registravam:

1 - A localização dos últimos pavilhões de fábricas de móveis na Rua Marechal Deodoro e vias próximas - hoje substituídos pelo moderno.

2 - O início do crescimento vertical: ao lado do edifício Wallace Simonsen, de 1955, destinado à agência do Banco Noroeste e primeiros apartamentos, o Edifício Regina Helena da Rua Dr. Flaquer, prudentemente recuado para a passagem da Avenida Brigadeiro Faria Lima, ainda em projeto.

3 - O Ribeirão dos Meninos, na parte inferior da foto, à espera da retificação que viria para a passagem da Faria Lima e, mais tarde, das canaletas do sistema trólebus.

A foto mostra muito mais - e cada leitor pode fazer a sua própria leitura e localizar suas referências, como a Matriz da Boa Viagem com sua torre monumental, a Praça Lauro Gomes, os últimos terrenos desocupados no vale do Ribeirão dos Meninos e a Casa dos Esportes na Rua Marechal Deodoro, 1325 - bem histórico que a cidade felizmente preservou graças a um movimento chamado SOS Câmara, que esta coluna Memória bancou.

AMANHÃ NA COLUNA

Uma nova foto aérea de Beltran Asêncio, do mesmo Centro de São Bernardo, em altitude mais elevada, num grande panorama da velha vila ainda horizontal: ali foi semeado o Grande ABC há quase 200 anos.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 2 de junho de 1979

Manchete - Rischbieter (Karlos, ministro da Fazenda) defende reajustes salariais em períodos menores

Meio Ambiente - No próximo dia 5, consagrado pela ONU e pela OMS (Organização Mundial de Saúde) ao Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá ato público na Praça Lauro Gomes, em São Bernardo.

Tempo - A geada de ontem pegou feirantes e granjeiros de surpresa em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Houve queima de plantações.

Futebol - Sócrates, um dos melhores jogadores do futebol brasileiro, é apenas uma das atrações do amistoso de amanhã, quando o Santo André enfrenta o Corinthians no Estádio Bruno Daniel.

EM 2 DE JUNHO DE...

1954 - Lançado o longa-metragem É Proibido Beijar, produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, com estúdios em São Bernardo. No elenco, Tônia Carrero e Mário Sérgio, que fizeram o par romântico.

1969 - Professor José Antonio de Almeida Prado vence o 1º Festival de Música Erudita do Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. Ele era titular da cadeira de piano na Escola de Música da Fundação das Artes, em São Caetano. O quarto lugar do certame também foi conquistado por um professor da Fundação das Artes, Rufo Herrera.

SANTOS DO DIA

Blandina, Marcelino e Pedro Erasmo.

Marcelino era sacerdote e Pedro cumpria o ministério de exorcista. Deram seu testemunho de fé durante a perseguição de Diocleciano e por isso foram perseguidos e mortos por volta do ano 304.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

Céu azulado, magnífico pôr do sol, nuvens avermelhadas, inspiração para poetas, pintores, todos os que amam o belo. Também lembrança de outras belezas: rios de águas cristalinas, praias selvagens, florestas, flores, pássaros e borboletas. E a pergunta inquietante: queremos ou não preservar a vida? Será justo destruir a criação de Deus acabando com a natureza? Tenha uma linda semana, tão bela como o cintilar das estrelas.

HOJE

Festa nazionale della Repubblica Italiana.

Falecimento

José Benedito Medici, às vésperas de completar 90 anos, morreu ontem. Nasceu no bairro Alvarenga, em São Bernardo, em 4 de junho de 1919, dedicando-se à profissão da moda dos moços do seu tempo: o trabalho em indústrias de móveis. Uma das fábricas em que trabalhou foi a Miele, especialista em móveis para escritório.

Ele era da segunda geração de imigrantes italianos de São Bernardo, já que seus pais, Henrique Medici e Júlia Sacilotto, também nasceram no então Núcleo Colonial de São Bernardo, ainda no século 19. Os avós vieram da Itália.

José Benedito Medici gravou importante depoimento sobre o passado de Diadema, já que viveu no bairro da Capela, hoje Serraria, em sua infância e juventude. Parte do depoimento foi mostrada no mês passado na Câmara Municipal de Diadema, quando seu sobrinho recebeu o título de Cidadão Diademense.

Ele foi sepultado ontem no Cemitério de Vila Euclides.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;