Cultura & Lazer Titulo
Corpo em busca de sentido
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
09/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


A resposta para uma mesma pergunta ganha corpo em diversas variantes no espetáculo de dança Público - 3 Atos e Um Livreto, que faz pré-estreia no sábado, no Sesc Santo André, e depois segue para a Capital.

A pergunta em questão é: por que eu faço dança? A proposta nasceu da coreógrafa e diretora Adriana Grechi, que montou uma oficina com mais de 100 dançarinos, de onde tirou cinco bailarinas-criadoras de formações diversas para buscar conjuntamente a resposta em forma de dança.

No palco, a coreografia é a tradução da memória e sensação de cada intérprete. Cinco solos são apresentados simultaneamente.

"A gente se baseou na história de cada um na busca de dar sentido à necessidade e intensidade da dança. Ao mesmo tempo procuramos o que é importante compartilhar, porque nesta arte há momentos em que se tem pouca plateia ou que ele fica distanciado do que é levado ao palco", conta Adriana.

Ao público é dada a oportunidade de buscar nas experiências alheias o seu próprio sentido. "Essas histórias que contamos no palco se permeiam uma na outra. Trabalhamos com um processo de auto-ficção, trazendo elementos inventados que acrescentam de referências cada passagem. Tanto pode ser da vida de uma como da outra ou de alguém da plateia", completa a diretora.

A trilha é repartida em três momentos, onde três respostas para a pergunta são projetadas num telão, que a todo momento exibe, através de câmeras que as próprias bailarinas operam, páginas de cadernos onde foram anotadas frases sobre o processo de concepção do espetáculo.

"Muitos indícios íntimos são partilhados. As anotações, as músicas que elas cantam baixinho, o repertório de movimentos, tudo isso deixa a comunicação com quem nos assiste muito mais próxima. É como ver todo o processo de uma flor desabrochando."

A resposta para tal pergunta, por mais que seja dada, ainda é uma inconstante. "Cada dia surge uma nova justificativa. O importante, mesmo, é buscar a vontade de ter a dança como necessária para continuar trabalhando com intensidade", finaliza Adriana.

Público - 3 Atos e Um Livreto - Dança. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Sáb., às 20h. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;