Internacional Titulo
Alemanha ameaça retirar efetivo se a Turquia entrar na guerra
Do Diário OnLine
22/03/2003 | 13:53
Compartilhar notícia


O ministro alemão das Relações Exteriores, Joschka Fischer, disse neste sábado que o governo da Alemanha irá retirar seus homens a bordo dos aviões-radar tipo AWACS da Otan estacionados na Turquia se Ancara decidir "participar da guerra do Iraque".

"De acordo com as informações de nossos serviços secretos, no momento não há nenhuma mudança importante em relação à presença das tropas turcas no norte do Iraque", disse Fischer, depois de uma reunião do Conselho de segurança do governo alemão presidido pelo chanceler Gerhard Schroeder.

"Se a Turquia participar da guerra do Iraque, estaremos em outra situação que, conforme nossa política sustentada há meses, levaria à retirada dos soldados alemães a bordo dos AWACS da Otan", disse Fischer ante a imprensa, depois de reiterar que a Alemanha se recusa a participar de uma intervenção militar no Iraque.

"Não queremos participar de uma guerra", afirmou Fischer ao comparecer à entrevista coletiva junto com o ministro alemão da Defesa, Peter Struck. A Alemanha manterá no momento seus soldados a bordo dos quatro aviões AWACS da Otan estacionados na Turquia.

Segundo informações da rede CNN em turco, não confirmadas pelo exército nacional, mil soldados turcos entraram na noite de sexta-feira para sábado no norte do Iraque.

Os soldados alemães que tripulam os AWACS só estão autorizados a proteger a Turquia contra eventuais ataques do Iraque, mas não a de apoiar uma operação ofensiva em território iraquiano.

Os quatro aviões AWACS são tripulados por 200 soldados de diferentes países que se revezam nas operações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;