Cultura & Lazer Titulo
Sesc Pompeia exibe novela teatral completa
30/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


É a ária das Variações Goldberg, de J. S. Bach, que embala o público no início de uma viagem a uma São Petersburgo de outros tempos. Está começando "O Idiota - Uma Novela Teatral", ambiciosa aventura que estreia hoje, sob a batuta de Cibele Forjaz.

Para transpor o extenso romance de Fiódor Dostoievski, de 1869, ao palco - em um trabalho que levou dois anos, envolvendo diferentes projetos, programas de incentivo e oficinas -, os 50 capítulos originais foram condensados em 12 e divididos em três partes, apresentadas em dias alternados (parte 1 às terças e sextas, parte 2 às quartas e sábados, e parte 3 às quintas e domingos).

As escolhas da adaptação, assinada por Aury Porto (que vive o príncipe Míchkin) em parceria com Luah Guimarãez e Vadim Nikitin, oferecem uma chave de compreensão para a obra. A grande ‘teatralização' talvez resida no que Cibele definiu como ‘fendas', em que as digressões do narrador onisciente e onipresente do romance viram, em cena, imersões na interioridade dos personagens. "Essas travessias passam por toda uma concepção espacial que radicaliza as interrupções do fluxo narrativo", diz a diretora.

Outra opção dramatúrgica com implicações determinantes para o espetáculo foi sublinhar os momentos do livro em que as tensões se deixam transparecer, mais ou menos explosivas. "Interessou-nos, sempre, o embate de subjetividades, com os personagens vivendo e falando por si", explica Cibele.

O público é levado a um trem, a uma festa de aniversário ou a uma modesta casa por meio de uma encenação que joga diretamente com a imaginação de cada um. Uma poesia visual generosa costurada com esmero, mostrando que literatura e teatro são irmãos que se querem muito bem.

O Idiota - Teatro. No Sesc Pompéia - Rua Clélia, 93, São Paulo. Tel.: 3871-7700. Parte 1, ter. e 6ª, às 20h; parte 2, 4ª, 20h, e sáb., 19h; parte 3, 5ª, 20h, e dom., 19h. R$ 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;