Internacional Titulo
Haiti: reunião de doadores na terça-feira em Brasília
Por Da AFP
19/05/2006 | 17:57
Compartilhar notícia


Doadores e países contribuintes das tropas da missão da ONU no Haiti se reunirão nesta terça-feira em Brasília com o objetivo de levantar fundos para sustentar a ação do novo presidente haitiano René Préval, anunciou nesta sexta-feira o chefe da missão.

O chileno Juan Gabriel Valdes, que será substituído no fim do mês no posto de chefe da Missão da Onu para a estabilização no Haiti (Minustah) pelo diplomata guatemalteco Edmond Mulet, indicou à imprensa que a reunião de Brasília era "absolutamente urgente para mobilizar fundos para o Haiti nos próximos seis meses".

A reunião agrupará países doadores, contribuintes das tropas e membros do grupo dos Amigos do Haiti: União Européia, Canadá, Estados Unidos e países da América Latina.

Os participantes devem "acelerar o envio de suas contribuições prometidas em 2004", disse Valdes.

Ele lembrou que dos 1,2 bilhão de dólares prometidos para o Haiti em 2004, apenas 800 milhões foram enviados.

Valdes acredita que o governo de Préval deverá apresentar propostas para o desenvolvimento social do país nos próximos cinco anos. Ele sublinhou a necessidade de recursos para pagar professores, policiais e profissionais da saúde e enfrentar "uma situação econômica difícil".

O Banco Mundial deverá realizar uma nova conferência de doadores em Porto Príncipe no fim de junho ou no início de julho, indicou Valdes.

A Minustah, criada em 2004 sob comando brasileiro, conta com 7.500 militares, entre eles mais de 1.200 brasileiros e 2.000 policiais internacionais.

Préval, de 63 anos, prestou juramento no domingo, depois de ter sido eleito no dia 7 de fevereiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;