Memória Titulo
Alcindo Tavernaro e o combate à meningite em 1974

Há 80 anos nascia em Paranapiacaba o Dr. Alcindo Tavernaro, que fez história no campo da Saúde de Santo André e Grande ABC.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há 80 anos nascia em Paranapiacaba o Dr. Alcindo Tavernaro, que fez história no campo da Saúde de Santo André e Grande ABC. Seu nome está inscrito num dos episódios contemporâneos mais preocupantes que se abateu sobre São Paulo e outros estados brasileiros, a epidemia de meningite de 1974.

O Hospital Emilio Ribas, que já se destacava por atender aos casos de doenças infecto-contagiosas, esgotou a capacidade de atendimento e passou a devolver os pacientes para as cidades de origens, entre elas as do Grande ABC.

Coube ao Dr. Alcindo Tavernaro apresentar ao prefeito Antonio Pezzolo um plano de ação imediato para o grave problema de epidemia. Recebeu apoio e, em menos de 24 horas, o Grupo Escolar de Vila Scarpelli, recém-construído, transformou-se em um hospital com 60 leitos e com toda infraestrutura necessária para atender a demanda requerida pela situação.

A operação foi coordenada pelo Dr. Alcindo e sua equipe. Ao mesmo tempo, crianças infectadas eram internadas no Hospital Infantil de Santa Terezinha e no Hospital Municipal. Estes procedimentos duraram seis meses, até que o surto fosse controlado.

 LINHA DO TEMPO

25-3-1929 - O nascimento em Paranapiacaba, onde passa a infância.

OS PAIS - Mercedes Andrade Tavernaro e Waldemar Tibagy Tavernaro, ele funcionário da Rede Ferroviária Federal e subprefeito de Paranapiacaba. Há uma placa na parte alta da vila que homenagem Waldemar Tavernaro.

CASAMENTO - Com Dirce dos Santos Tavernaro. O casal teve dois filhos, José Luiz e João Carlos.

1961 - Inicia carreira na Prefeitura de Santo André. Foi tesoureiro, chefe de gabinete do prefeito Pedro Dell'Antonia, chefe do gabinete e assessor do secretário de Saúde Henrique Calderazzo.

ESTUDOS - Cursa a Faculdade de Administração Hospitalar. Faz doutorado.

CARREIRA - Nomeado diretor-administrativo do Hospital Municipal. Reorganiza o atendimento ao paciente e propicia o aprimoramento profissional aos funcionários, sempre com mão-de-ferro.

1976 - Eleito presidente da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo (Regional). Exerce o cargo durante 30 anos, desenvolvendo ao mesmo tempo funções diretivas na Federação Brasileira de Hospitais, Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Hospitalar e Faculdade de Administração Hospitalar em São Paulo.

MAUÁ - Participa da inauguração do Hospital e Maternidade local e do início da construção do Hospital Radamés Nardini.

27-2-2002 - Falece em Santo André, dois meses após o falecimento de Dona Dirce.

FALECIMENTO

Foi sepultado ontem pela manhã no Cemitério Santo André o corpo do padre Pedro Lazzarin, de 83 anos, que por quase 30 anos exerceu seu ministério junto à igreja Nossa Senhora da Paz, no Jardim do Estádio. O sacerdote faleceu anteontem. Segundo o paroquiano José Ernesto Manzi, padre Pedro era muito querido pela comunidade local, onde realizava trabalho social e pastoral.

Ao velório estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Nelson Westrupp, e o prefeito Aidan Ravin, além de grande número de sacerdotes e fiéis. Foi celebrada missa de corpo presente na matriz do Jardim do Estádio.

ALMANAQUE

Ademir Scarpelli

Nascimento: Santo André, 25/03/1945.

Vereador: 1977 a 1983.

Partidos: MDB - PT - PTB.

Atuou durante quatro anos na Comissão de Finanças e Orçamento, da qual foi presidente em 1978. Conquistou a primeira suplência à Assembléia Legislativa e assumiu como deputado estadual em 7 de agosto de 1985. No intervalo entre a Câmara e a Assembléia foi diretor administrativo do Hospital Municipal de Santo André (83-84). É economista.

Scarpelli: vereador e deputado

Zuza do PDT

Nome: Jesus Ribeiro do Nascimento

Nascimento: Cosmorama (SP), 25/03/1952.

Vereador: 18/03 a 31/12/2004.

Partidos: PMDB - PDT.

Como segundo suplente do PDT, tomou posse em substituição ao vereador Índio da Silva. Uma de suas primeiras iniciativas foi apresentar projeto de lei que dava o nome de Índio da Silva ao centro educacional que então se construía no Jardim Santo Alberto, próximo ao reduto eleitoral do parlamentar falecido. Atua junto às Sociedades Amigos de Bairros e no esporte amador.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 25 de março de 1979

Primeira Página - Metalúrgicos não acatam intervenção no Grande ABC. Passeata é reprimida com violência.

EM 25 DE MARÇO DE...

1914 - Inaugurada a igreja Matriz de Santo André, na Vila Assunção.

 SANTOS DO DIA

Desidério, Irineu, Lúcia e Madre Paulina (Amábile Visintainer: Itália 1865, Brasil 1942).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;