Setecidades Titulo
Nova técnica evita gravidez de múltiplos
Por Valéria Cabrera
Da Redaçao
17/01/1999 | 18:11
Compartilhar notícia


Os casais inférteis que só têm chances de engravidar por meio da fertilizaçao assistida (colocaçao do espermatozóide do homem dentro do óvulo da mulher fora do organismo humano) já podem usar o método sem se preocupar com a gravidez múltipla.

Médicos brasileiros, especialistas em reproduçao humana, já estao utilizando a técnica do blastocisto, que permite o nascimento de, no máximo, dois bebês. Com o método tradicional, a mulher brasileira corre o risco de ter até quatro filhos de uma só vez.

Em outros países, a legislaçao permite a implantaçao de mais embrioes, o que pode ocasionar um número maior de filhos, como aconteceu com a nigeriana naturalizada norte-americana, Nkem Chukwu, 27 anos, que em dezembro do ano passado deu à luz oito crianças - dois meninos e seis meninas, depois de se submeter a tratamentos de fertilizaçao artificial.

A técnica - A técnica do blastocisto, desenvolvida nos Estados Unidos, chegou ao país no final de 1997. Ela permite a implantaçao de apenas dois embrioes no útero e nao quatro, como na técnica tradicional.

Isso porque, o embriao só é transferido para o útero no quinto dia de fertilizaçao, quando a qualidade e a resistência já foram melhor observadas.

"Apenas é transferido para o útero aqueles embrioes que terao mais condiçoes de se implantar e crescer saudáveis", explicou o médico Valter Gilberto Ramos, chefe do setor de reproduçao humana do Hospital Neomater, em Sao Bernardo, onde a técnica foi implementada no ano passado.

Gravidez - Segundo ele, a gravidez múltipla (mais de um bebê) traz riscos tanto para a saúde dos bebês quanto para a mae. "Os problemas aumentam quando a gestaçao é de três ou quatro crianças."

Além de evitar a gravidez múltipla, a técnica ainda permite o diagnóstico de doenças genéticas ligadas ao sexo após a realizaçao de uma biópsia na fase de blastocisto, explicou o também médico especialista em reproduçao humana, Edson Motta, professor da Escola Paulista de Medicina e um dos diretores da Clínica Huntington, de Sao Paulo.

Se existe em uma família, por exemplo, casos de hemofilia (distúrbio hereditário que impede a coagulaçao normal do sangue), que só é transmitida para os homens, serao transferidos para o útero apenas embrioes do sexo feminino.

Apesar de a técnica do blastocisto ter mais vantagens, os casais interessados nao vao pagar mais por isso, segundo Motta. Uma fertilizaçao assistida custa entre R$ 4,5 mil a R$ 5 mil. O valor aumenta caso haja necessidade de uma biópsia embrionária.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;