Internacional Titulo
'Carta de Zinoviev' era falsa
Por Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 08:40
Compartilhar notícia


O documento conhecido como ``Carta de Zinoviev', que teria sido escrito em 1924 pelo dirigente soviético Gregory Zinoviev, presidente do Comintern, em que ele convocava o Partido Comunista britânico à insurreiçao, era falso, afirma uma historiadora citada nesta quarta-feira pela imprensa britânica.

A carta, comunicada por desconhecidos à imprensa da época, é considerada a causa da derrota do Partido Trabalhista nas eleiçoes de 1924. O documento foi apresentado na época como de autoria de Zinoviev, que dirigia entao o órgao soviético de ajuda ao comunismo no mundo, e que exortava nessa texto o Partido Comunista britânico à rebeliao armada.

Ao ser publicado pelo Daily Mail, o documento provocou tal impacto na opiniao pública que o trabalhismo, entao a ponto de firmar um tratado com a URSS, perdeu as eleiçoes.

Gill Benntt, principal historiadora do Foreign Office, chegou à conclusao de que a carta em questao era falsa e que procedia provavelmente dos russos brancos refugiados na Letônia, que queriam impedir a aproximaçao entre Londres e Moscou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;