Cultura & Lazer Titulo
Batalha de repentistas é hoje
Por Sara Saar
Especial para o Diário
15/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Teatro Clara Nunes, em Diadema, é palco do 1º Festival de Cantadores Repentistas do Nordeste. Hoje, a partir das 16h, poetas de vários estados (Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e Sergipe) vão apresentar motes de improviso à mesa julgadora, que deve eleger os primeiros três colocados. A entrada é franca.

Além de comemorar o Dia do Poeta Repentista - instituido na cidade neste ano, após aprovação unânime na Câmara dos Vereadores -, a ideia é promover a cultura popular.

"Mais de 70% dos moradores são nordestinos ou filhos de nordestinos. Queremos colocar o evento no calendário anual de Diadema", aponta o coordenador Moreira de Acopiara.

Os artistas, em duplas e ao som da viola, precisam apresentar, em cerca de 25 minutos, quatro modalidades do repente, como sextilhas (estrofes de seis versos) e mote em sete (estrofes de dez versos, com sete sílabas). Para comprovar que todo o trabalho será feito de improviso, os assuntos serão sorteados na hora.

1º Festival de Cantadores Repentistas do Nordeste - Hoje, às 16h. No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300, Diadema. Tel.: 4056-3366. Grátis.

(Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;