Setecidades Titulo
Aterros da região são ‘adequados’, diz Cetesb em relatório anual
Por Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
22/03/2006 | 08:14
Compartilhar notícia


Os dois aterros sanitários do Grande ABC, localizados na Cidade São Jorge, em Santo André, e no bairro Sertãozinho, em Mauá, foram avaliados como “adequados” em relatório divulgado terça-feira pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). É a quarta vez que os resultados são positivos. Todo lixo residencial das sete cidades da região é enviado para esses dois locais.

Os dados referem-se ao ano de 2005. Todos os aterros do Estado foram avaliados. O aterro de Santo André conseguiu manter o índice obtido em 2004 (nota 9,3). O de Mauá, privado, teve queda de meio ponto em relação ao ano anterior (9,2).

O aterro de Santo André, operado pela Prefeitura, recebe diariamente cerca de 467 toneladas de resíduos sólidos. A Cetesb não verificou alterações significativas na operação do aterro. Já o de Mauá, cuja operação é de responsabilidade da empresa Lara, recebe uma quantidade diária de 1,8 mil toneladas por dia – são resíduos da própria cidade e também de São Bernardo, São Caetano, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

O gerente da regional da Cetesb em Santo André, engenheiro Luiz Antonio Brun, avalia que a alteração da nota do aterro de Mauá foi pequena, devido a questões operacionais do dia-a-dia. “Em algumas ocasiões, faltava a recobertura do resíduo, ou foi verificada a ocorrência de moscas e urubus.” Mas Brun afirma que essas ocorrências não diminuirão a vida útil do aterro, de 20 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;