Setecidades Titulo Apagão
Unidades de saúde de Diadema estão sem sistema há uma semana
Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
31/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


As 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Diadema estão há pelo menos uma semana com problemas no sistema de informática. Em algumas unidades, há oscilação, como no Parque Reid e na Vila Nogueira. Em outras, a funcionalidade está totalmente fora do ar, como na Vila Paulina e no Campanário. Os conselheiros de saúde denunciam que o problema tem impedido a marcação de consultas, mas a administração nega.

Conselheira da UBS Vila Paulina, a dona de casa Maria Gorete dos Santos, 56 anos, relatou que o problema tem deixado tenso o ambiente da unidade, já que moradores procuram o serviço para marcação de consultas e são mandados de volta para casa. “Acaba que fica todo mundo nervoso. O paciente que precisa da consulta, o atendente que não tem culpa”, reclamou. 

O autônomo Leandro Bonfim, 39, conselheiro da UBS Vila Nogueira, afirmou que a administração já realizou reunião com todo o conselho e deu prazo até sexta-feira para que o sistema seja normalizado. “O que eles alegam é que tem tido vandalismo, roubo de cabo e, por isso, está assim”, explicou. O conselheiro relatou, ainda, que a Prefeitura informou que em até 15 dias deve haver a troca da empresa responsável pelo sistema. “É ruim, porque o munícipe vem aqui, aí ninguém sabe se o sistema volta, ele acaba perdendo a viagem, é um prejuízo”, completou.

A Prefeitura de Diadema informou que as unidades estão sem sistema por problemas enfrentados na rede de fibra ótica e que está buscando solução para o problema. Segundo a administração, para a implantação do PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) na cidade, foram investidos R$ 820 mil na aquisição de 215 computadores e 300 impressoras para complementar o parque tecnológico existente na rede de atenção básica do município. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;