Memória Titulo
Um novo cenário para a Festa de São Bartolomeu

De um lado, a preocupação da comunidade italiana; de outro, os planos municipais...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/03/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


De um lado, a preocupação da comunidade italiana; de outro, os planos municipais. A cinco meses da próxima Festa de São Bartolomeu, no Parque Estoril, em Riacho Grande, Jefferson José da Conceição, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, garantiu ontem à Memória que a festa maior dos italianos será realizada em grande estilo.

Jefferson evitou comentar se as obras previstas para o entorno da capela de São Bartolou estão ou não atrasadas ou paralisadas. Preferiu declarar que sua Pasta tem dois planos:Plano A - A Festa de São Bartolomeu será realizada no novo centro de eventos a ser construído próximo à capela de São Bartolomeu;Plano B - Se o centro de eventos planejado não estiver concluído a tempo, a festa acontecerá em várias tendas, com toda a infraestrutura oferecida pelo poder público.

A Prefeitura garante o espaço decorado. Colocará sistema de som. Os mais idosos terão condução para o deslocamento desde a entrada do parque. Os participantes contarão com estacionamento de automóveis grátis. Não faltarão bandeiras do Brasil e da Itália em todo o parque. Estimula-se a realização de uma exposição de fotos históricas sobre a festa.

"A Festa de São Bartolomeu cresceu nos últimos anos, nunca deixou de ser realizada, foi valorizada, com o total respeito da administração às tradições da cidade", acentuou o secretário, que tem se reunido com a comissão organizadora: a última reunião foi em 23 de fevereiro, a próxima será quarta-feira.

O Parque Estoril tem 370 mil m², dos quais aproximadamente a metade é utilizada pelos visitantes. O município investe no parque como um todo e trabalha na sua requalificação. Utiliza recursos próprios e conta com recursos advindos de um convênio com o Ministério do Turismo. 
Secretário Jefferson enumera uma série de obras realizadas: o novo teleférico (o antigo estava parado há vários anos, corroído pelo tempo), o trenzinho, nova sonorização, novo sistema sanitário. 

As próximas obras a serem entregues serão o circuito para ciclistas entre as árvores e a fazendinha com animais, previstas para abril. Nove obras de arte de autores consagrados serão espalhadas pelo parque, em convênio com a Comgás, duas das quais já instaladas.

Os passos seguintes serão o de garantir um novo cenário para a Festa de São Bartolomeu, em agosto.
Para a realização das várias obras e serviços foi necessária a retirada de entulho proveniente de antigas construções deterioradas. Esta remoção utilizou 250 caminhões. O quiosque 9, destinado à festa, da foto principal de hoje em Memória, também será retirado e substituído.

Memória firmou um compromisso com o secretário Jefferson: acompanhar e fiscalizar de perto todos os trabalhos, inclusive participando das reuniões com a comissão da festa. Afinal, o Parque Municipal do Estoril é memória pura. Fica às margens da Billings. É o referencial mais importante da antiga Linha Rio Grande, esta surgida no século 19 no Núcleo Colonial de São Bernardo e que abrigou famílias europeias, predominantemente italianas mas não só, que conheceram o espaço natural anterior 30 anos antes da formação da represa.

Mais do que tudo: o Parque Municipal, inaugurado num Dia do Trabalhador da primeira metade da década de 1950, foi abençoado pelo padre Fiorente Elena.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: saxofonista Tex Beneke e banda; cantores Michael Bublé e Sarah Vaughan; Amanhã: Bandas de Guy Lombardo, Harry James, Glenn Miller e Artie Shaw. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Vida e obra da cantora Elis Regina, a Pimentinha, 30 anos após a sua morte (segundo de uma série de quatro programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 17 de março de 1982
Manchete - Metalúrgico e tenente da PM morrem em tiroteio no Parque Regina, em São Paulo
Trabalho - Técnicos industriais realizam congresso em São Bernardo. Em pauta, a regulamentação profissional da categoria.
Ribeirão Pires - Sessão solene na Câmara marca o 28º aniversário da emancipação política da cidade.
Música - Belchior na Metodista com o show Objeto direto.

MUNICÍPIO PAULISTA
Indiana. Elevada a município em 1949, quando se separa de Presidente Prudente.

EM 17 DE MARÇO DE... 
1972 - Médicos Oswaldo D'Angelo e Wirton Palermo inauguram, em São Bernardo, o primeiro instituto de medicina nuclear do Grande ABC.
1977 - Embarcados no Porto de Santos, com destino a Angola, 30 caminhões Scania fabricados em São Bernardo.

Trabalhadores (*)
201 - Antonio Ventura, 42. Natural de Jaú (SP). Residia à Rua Iugoslávia, 49.
202 - Benedito de Souza, 36. Natural de Rebouças. Residia à Rua Itapeva, 69.
203 - João Firmino de Souza, 49. Natural de Mogi das Cruzes. Residia à Rua Apiaí, 575.
204 - João Moglieri, 35. Natural de Campinas. Residia à Rua Rio Branco, sem número.
(*) Trabalhavam na Rhodia.
Fonte - 2º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

SANTOS DO DIA 
Patrício, José de Arimateia e Paulo de Constantinopla.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Santo Amaro. Origem francesa. Século 19. Gesso policromado e prata (resplendor). Santo Amaro é discípulo de São Bento. Carrega nas mãos um livro e o báculo pastoral.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Domingas Saes dos Santos, 85. Natural de Silvania (SP). Dia 15, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
José Fernandes, 70. Natural de São Simão (SP). Dia 15, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.
Benedito Balbino Moreira, 67. Natural de Jardim (SP). Dia 13. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Jorge Sawaki, 60. Natural de Marialva (PR). Dia 13. Será sepultado hoje no Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
Maria José Domingues Bruno, 53. Natural de Recife (PE). Dia 13. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Arminda Ferreira da Costa, 83. Natural de Orindiuva (SP). Dia 14. 
Alcides Batista de Oliveira, 77. Natural de Jequié (BA). Dia 15. Cemitério dos Casa.
Luzia do Carmo Taconi, 74. Natural de São Caetano. Dia 14. Cemitério dos Casa.
Odair Cleante, 73. Natural de Novo Horizonte (SP). Dia 15. Crematório de Vila Alpina.
Orlando Santos da Mota, 54. Natural de Ibicaraí (BA). Dia 15. Cemitério dos Casa.
Marcio da Silva, 44. Natural de São Bernardo. Dia 9. Cemitério do Baeta.
Jurandir Moreira de Jesus, 39. Natural de Poções (BA). Dia 14. Cemitério dos Casa.
Adenilton Saugo Alvarenga, 24. Natural de Itai (SP). Dia 5. Cemitério dos Casa.
Willian Rocha Campos, 23. Natural de São Bernardo. Dia 3. Jardim da Colina.
Jefferson dos Santos Schrott, 20. Natural do bairro do Ipiranga, Capital. Dia 10. Cemitério dos Casa.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;