Memória Titulo
Forma-se a Santo André industrial

O Vale do Tamanduateí recebia na primeira metade do século XX as grandes multinacionais, entre elas a Firestone

Ademir Medici
21/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Século XX, a industrialização; século XXI, a desindustrialização. Em síntese, este é o Grande ABC.
De repente você adentra à nova unidade Sonda de Rudge Ramos e parece estar ingressando num grande shopping norte-americano. Linda. Moderna. A melancolia vem por conta de saber que ali funcionou por décadas a fábrica da Martini & Rossi.
É assim por todo o Grande ABC. Vejam o caso da Rhodia Química. Completaria 100 anos de Santo André neste ano de 2019. Mas, o que resta daquele verdadeiro parque industrial que tantos empregos gerou ao lado da Estação de Santo André? Todo um espaço vazio, à espera de seu destino.
E o que falar do parque industrial da Matarazzo, em São Caetano, igualmente agonizante? E quantos exemplos mais tem o leitor!
A verdade é que a indústria colocou o Grande ABC no mapa econômico nacional. As grandes multinacionais recorriam aos jornais para anunciar os seus projetos.
Com que ufanismo a Companhia Firestone do Brasil anunciava a construção da sua fábrica em Santo André, 80 anos atrás. “A mais moderna fábrica de pneus do mundo”, diz a publicidade perpetuada nas páginas dos jornais paulistas em 1939. Esta memória pode e deve ser preservada.

Há 60 anos.

Onde estão aqueles espaços?

O Ginásio Pedro Dell’Antonia, novinho em folha, inaugurou os Jogos Abertos do Interior, em Santo André, em outubro de 1959. Mas a cidade se preparou, ao longo do ano, para as competições de inúmeras outras modalidades. Onde foram os jogos?
4 Atletismo: a pista iluminada da Laminação Nacional de Metais.
4 Natação e saltos ornamentais: piscina ao lado do Ginásio Pedro Dell’Antonia, também especialmente inaugurada para os Jogos.
4 Tênis: quadras da Pirelli e da Rhodia. Num dia de chuva, a transferência para o Tênis Clube de Santos.
4 Ciclismo, resistência: ruas centrais. Circuito iniciado na Praça Embaixador Pedro de Toledo, o popular Largo da Estátua.
4 Ciclismo, velocidade: Rua Artur de Queiroz, no bairro Casa Branca – vejam o formato: um hipódromo perfeito, no caso, transformando em velódromo.
4 Bochas: Bochófilo, Rhodia, GE e Pirelli.
4 Vôlei e basquete: Ginásio Pedro Dell’Antonia, Primeiro de Maio FC, Rhodia, IAPI (Vila Guiomar), Laminação Nacional de Metais, ACTU (Associação Católica dos Trabalhadores de Utinga), Guarani EC, Ouro Verde FC (nas Casas Populares de Vila Santa Terezinha), AC Swift, GE, Randi EC, Rhodia, Senai, Pirelli, Panelinha (Pan WD) e CA Aramaçan.
Nota – Como estão aqueles espaços dos JAI de 60 anos atrás? Aí está um bom exercício aos que se propõem a estudar a história do esporte em Santo André.


Diário há 30 anos

Sábado, 21 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7202

Manchete – Eleições presidenciais: PFL quer trocar Aureliano Chaves por Silvio Santos à Presidência da República
Indústria – Sob alegação de falta de componentes, as montadoras General Motors, Ford e Volkswagen paralisaram a produção do Monza, Escort, Santana e Fox (versão do Voyage para exportação); a Fiat, em Betim, também parou pelo mesmo motivo.
Santo André – Assembleia Legislativa aprova plebiscito para votar a emancipação de Utinga.
São Bernardo – Começou ontem na Vila Vivaldi a coleta seletiva de lixo promovida pela Prefeitura.
Educação & Saúde – A Faculdade de Educação e Cultura de São Caetano inaugura o Centro de Fisioterapia José Carlos Pimenta.

Em 21 de outubro de...

1812 – Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo, que abrangia todo o Grande ABC.
1909 – Falece Luiz Bonini, aos 61 anos, em São Bernardo.
Seu jazigo fica na parte antiga do Cemitério de Vila Euclides. É singelo. Traz uma lápide diferenciada, em italiano: “Qui riposa Bonini Luigi – 8-12-1848 – 21-10-1909”.
Portanto, há exatos 110 anos partia o patriarca de uma das famílias de imigrantes italianos pioneira do Núcleo Colonial de São Bernardo.
1914 – A guerra. Manchete do Estadão: a confiança dos parisienses no resultado da ofensiva dos aliados; grande batalha no Mar Negro.
- Por ação de ontem, do secretário do Interior, foi nomeado José Lobo para substituir o professor da Segunda Escola de São Bernardo.
1984 – Aposentados e pensionistas abrem, em Santo André, seminário estadual, no Sindicato dos Metalúrgicos.
Em pauta: correção da aposentadoria pelo salário mínimo reajustado, melhor atendimento da Previdência Social e reposição das perdas de rendimentos desde 1979.

Hoje

- Dia do Contato Publicitário
- Dia Nacional da Valorização da Família

Santos do Dia

- Celina
- Hilarião de Gaza

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 21 de outubro:

- Na Paraíba, Alagoa Grande
- No Maranhão, Amarante do Maranhão e São Benedito do Rio Preto
- Em Goiás, Caldas Novas e São Luís de Montes Belos
- No Ceará, Cedro e Tarrafas
- No Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes
- Em Sergipe, São Domingos
- No Paraná, São José da Boa Vista




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;