Política Titulo Impasse
Cúpula do PT de Sto.André tenta reverter saída de Avamileno

Ex-prefeito anunciou desfiliação no sábado; vereador aliado argumenta que ficará na sigla

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
15/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Lideranças do PT de Santo André ainda têm esperança de demover a ideia do ex-prefeito João Avamileno (PT) em se desfiliar da legenda. O ex-chefe do Executivo afirmou no fim de semana que protocolaria o desligamento da sigla hoje alegando que foi “praticamente colocado de escanteio” dentro do partido que ajudou a fundar, em 1980.

Tanto o atual presidente do PT de Santo André, Antonio Padre, quanto o ex-presidente do partido José Paulo Nogueira disseram que entrarão em contato com o ex-prefeito antes da oficialização da saída da legenda.

“Enquanto o pedido não for oficializado, o partido estará de portas abertas para conversar com Avamileno. Acredito que poderemos conversar com ex-prefeito”, declarou Padre, que foi quem tomou posse na quinta-feira. Curiosamente, Padre contou com apoio do grupo de Avamileno para chegar ao comando da sigla.

Zé Paulo também defendeu que a existência do diálogo antes da entrega da carta – Avamileno deve comparecer à sede do diretório às 10h para formalizar a saída. “Acredito que possamos conversar antes de o pedido ser protocolado. Avamileno é uma liderança importante para o PT de Santo André.”

No sábado, Avamileno afirmou que o documento de sua desfiliação já está pronto e assinado e que o entregaria hoje, data limite para inscrição de pré-candidaturas majoritárias dentro da legenda. Além do ex-prefeito, o empresário Erick Elói, que tentava ser prefeiturável pelo petismo, assegurou que se desfiliaria do PT na manhã de hoje.

Além de concordarem em conversar com o ex-prefeito para reverter a saída, Padre e Zé Paulo convergiram no entendimento de que, caso não consigam mudar a ideia de Avamileno, o partido deve mostrar que é maior do que toda situação e que os trabalhos devem continuar normalmente.

“Não é fácil quando algum partido perde uma liderança. Na verdade, eu lamento muito que o ex-prefeito tenha dito isso, porém, o partido tem que continuar. Se ele sair, temos de tocar o barco”, declarou Zé Paulo. “Não podemos negar que é uma perda histórica (caso Avamileno saia do partido), mas o PT tem que garantir o trabalho de quem está na labuta”, disse Padre.

GRUPO
O vereador Alemão Duarte (PT), que faz parte do grupo político de Avamileno, declarou, por meio de nota publicada nas redes sociais, que não deixará o PT e que nunca participou de qualquer discussão com essa possibilidade. Alemão apoia a pré-candidatura de Erick Elói ao Executivo de Santo André. Ele declarou que “lamenta” as desfiliações que foram anunciadas no fim de semana.

“Diante deste quadro, declaro que permanecerei na luta em defesa do meu partido, o PT, e certo de que jamais irei desistir daquilo que sempre acreditei”, diz a nota enviada por Alemão Duarte. Outro apoiador da candidatura de Elói, o vereador Luiz Alberto evitou declarar qual será seu posicionamento a partir da desfiliação de Avamileno. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;