Palavra do Leitor Titulo
Obstáculos a serem superados

No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência...

Por Dgabc
02/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e também é o momento de atuar no atendimento e na defesa de direitos, promover a inclusão, a reabilitação e a capacitação de pessoas com todo tipo de deficiência. Muito se fala a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com necessidades especiais. Porém, percebe-se que a pessoa portadora de deficiência ainda tem encontrado grandes obstáculos para a sua aceitação e participação na sociedade.

As barreiras arquitetônicas, falta de formação e informação de profissionais e, acima de tudo, o preconceito, ainda têm delegado a estes seres humanos papéis e posições muito aquém de suas potencialidades. Ultimamente muito se tem discutido sobre o cumprimento das cotas dos portadores de deficiência. O trabalho, como direito social típico, é resguardado de forma significativa pela Lei de Cotas, que visa aumentar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estabelece que toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho às pessoas com deficiência. Considerando que o trabalho tem importante repercussão na vida de todos os indivíduos e é apontado como atividade fundamental para a realização pessoal, desenvolvimento da autoestima, interação social, sentimento de pertinência e capacidade, bem como construção de identidade e autonomia, as políticas públicas têm dado especial atenção às propostas que buscam promover a participação e inclusão dos indivíduos com deficiência no mercado de trabalho.

Vale lembrar que São Paulo possui atualmente 47,6% de pessoas com deficiência trabalhando, o que significa 26 mil trabalhadores inseridos no mercado, e expectativa é passar de 50% e ser o primeiro Estado do Brasil com o maior número de pessoas com deficiência contratadas. O governo do Estado realiza investimento contínuo na qualificação profissional das pessoas com deficiência como, por exemplo, criando mais vagas no programa Via Rápida.

Entretanto, é fundamental a colaboração mútua entre empresas e governos, objetivando-se a construção de sociedade mais justa e igualitária, por meio da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

Palavra do leitor

Mexa-se 2012

Quero aqui deixar meus cumprimentos ao presidente da Coop, Antonio José Monte, e à toda equipe de organização do Mexa-se 2012, em Santo André. Da inscrição ao encerramento, tudo perfeito! Parabéns a todos.

Vanderlei A. Retondo

Santo André

Passarelas

Nas passarelas de pedestres seria muito bem-vindo e oportuno que fossem destinadas a estes, os pedestres. Inicialmente com treinamento e posteriormente com multa, no caso dos motoqueiros, inclusive da Guarda Civil Municipal, que também são obrigados a dar passagem a todos os cidadãos nas passarelas com essa finalidade, aos que insistem em desrespeitar as regras. Antes que aconteça algum acidente mais grave!

José Carlos Belotto

Santo André

Luiz Marinho

Acompanho, através deste Diário, o suposto escândalo que envolve o prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo, com a empreiteira OAS. Traz ampla reportagem sobre o tema (Política, dia 27), destacando que o petista ‘adotou ironia para desviar de questionamentos'. Na mesma edição, o Editorial igualmente aborda a matéria, informando que o prefeito ‘adotou postura bastante comum a quem se considera acima da lei: o silêncio'. Observe, caro e esclarecido leitor, trata-se da mesma postura adotada, ao longo de toda sua carreira política, pelo ex-presidente Lula e, agora, mais recentemente, também pelas gangues do Mensalão; do Carlinhos Cachoeira e dos vários - quase a totalidade - ministros e outros ocupantes de cargos públicos do governo federal, e que foram sumariamente expurgados de suas ocupações políticas. A sociedade espera e confia que um dia essa corja de larápios do dinheiro público seja definitivamente banida da nossa política!

Sérgio Fernandes

Santo André

Ciranda

O governo federal passou a destinar generosas verbas para São Bernardo e o ‘governo da inclusão' trata de incluir a OAS no rol dos grandes beneficiários do Orçamento municipal. Agora é só ver para onde vai o dinheiro depois da OAS. Algum palpite?

Antônio César Scopel

São Bernardo

Faltará madeira

Parabéns ao leitor Nelson Mendes (Lula, dia 30). Acertou na mosca sobre a vida messiânica do ex-presidente. Apenas um reparo: ao lado de Cristo, segundo a Bíblia, foram dois. No caso de Lula serão milhares e certamente faltará madeira para confeccionar tantas cruzes.

Aimardi Perez de Oliveira

São Bernardo

Esporte

São Caetano conquistou mais uma vez o título de campeã dos Jogos Abertos do Interior, em Bauru. Junto com a conquista de medalhas olímpicas, municipalização dos clubes e fortalecimento dos esportes profissionais, encerra o ano de maneira auspiciosa e positiva. No mínimo demonstra o acerto da administração quando reduziu de forma gigantesca a despesa com contratações profissionais, sem reduzir os resultados finais dos objetivos esportivos. Para a nova administração fica no mínimo um legado experiente e de sucesso, que poderá ser melhorado, mas que constitui excelente matéria-prima para que a cidade continue a brilhar.

Ruben J. Moreira

São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;