Setecidades Titulo
Pro Teste faz avaliação de impressoras
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
16/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Boa parte dos gastos que o consumidor tem para imprimir um documento não se deve ao aparelho eletrônico, mas ao custo da tinta. A constatação foi feita pela Pro Teste em avaliação de impressoras multifuncionais das marcas Canon, HP, Epson, Lexmark e Positivo.

A melhor opção apontada pelo teste foi o modelo HP Photosmart C4280. Com ele, o consumidor chega a economizar R$ 600, ao longo de três anos, por conta da amortização do custo com o cartucho de tinta.

Entre os itens que foram avaliados estão escaneamento, qualidade de reprodução das cores, dificuldade na retirada de papéis enroscados, velocidade e tempo de impressão - tanto para documentos em texto quanto para fotos.

"Utilizamos os mesmos arquivos e o mesmo computador. Além disso, as impressões foram formatadas e configuradas para uma boa qualidade com papel adequado", explicou a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci.

As impressoras multifuncionais chegam a ter 50% de variação de preço de um produto para o outro.

POSIÇÃO- Os fabricantes informaram suas opiniões sobre a pesquisa. A Elgin, distribuidora da impressora da marca Canon, ressaltou a reconhecida qualidade do produto. O gerente de marketing Gino Cammarota esclareceu que o cartucho da Canon pode ser mais caro do que o comercializado por alguns concorrentes, mas tem maior quantidade de tinta.

A Positivo alegou que não foi procurada para submeter o produto à avaliação, não teve acesso à metodologia de testes aplicada e que não é verdade que o produto multifuncional não permite imprimir fotografias diretamente de câmeras digitais.

A Lexmark declarou que só poderia se pronunciar sobre a pesquisa depois de ter mais informações a respeito dos procedimentos utilizados nos testes.

As empresas HP e Epson foram procuradas pelo Diário, mas não se manifestaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;