Política Titulo Parentesco
Pleitos do conselho tutelar remontam elo político-eleitoral

Com 949 votos, Gilson Menezes Júnior, filho de Gilson Menezes, foi eleito para o primeiro mandato

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
08/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O resultado dos pleitos para os conselhos tutelares no Grande ABC no domingo mostrou mais uma vez a influência político-partidária que norteia a concorrência pelo cargo, incluindo a entrada na disputa de parentes de figuras que detêm mandato eletivo ou de ex-candidatos à vereança.

Levantamento do Diário registra que ao menos sete nomes integram essa lista entre as 75 vagas na região. Os eleitos, que tomam posse em janeiro para período de quatro anos, vão desde mulheres de parlamentares, de militantes, antigos assessores de gabinetes nas Câmaras a filho de ex-prefeito.

Com 949 votos, Gilson Menezes Júnior, filho de Gilson Menezes – prefeito por duas gestões em Diadema – foi eleito para o primeiro mandato. Gilsinho, como é conhecido, já havia admitido que o fato de seu pai ser nome destacado na política “ajuda” no processo. “É lógico que existe aquela comparação. Isso também me incomodou um pouco porque eu tinha receio de que falassem que estaria me aproveitando da história do meu pai. Mas não tem como negar, eu levo o nome dele e as pessoas associam.” Gilson usou as redes sociais para agradecer a confiança depositada em seu filho.

Companheira do vereador governista Paulo Bezerra (PV), de Diadema, Jéssica Alves também conquistou espaço no conselho ao assegurar 944 votos. Ela utilizou as redes sociais para retribuir o apoio na eleição. “Estou à disposição e firmo o compromisso de dar o meu melhor e cumprir com ética e competência esse papel tão importante”, disse. Outra pessoa dentro desta linha com sucesso no pleito, Lucilene Alexandre Arcanjo, chamada de Lú, mulher de Frank Miller (PSB), secretário adjunto de Esporte, recebeu 827 apoios.

Em Santo André, foram três postos no rol, dois deles ligados à oposição. Aline Prado, mulher do vereador Willians Bezerra (PT), obteve 627 votos e ficou entre os 15 eleitos da cidade. “Vamos trabalhar muito para defender os direitos e qualquer tipo de preconceito e discriminação, seja de gênero, religioso, racial ou ideológico que qualquer criança ou adolescente possa sofrer”, pontuou. Eliane Matias Lima, mulher do ex-vereador Wagner Lima (PT), e Mércia Scarpino, esposa do parlamentar André Scarpino (PSDB), foram as demais eleitas em solo andreense com 708 e 507 sufrágios, respectivamente.

Já em São Bernardo, Juliana Dalecio, mulher de Anderson Dalecio, candidato a presidente do PT de São Bernardo em 2017 e assessor de gabinete do ex-deputado estadual Luiz Turco (PT), por um voto de diferença, marcará presença na composição a partir de 2020. Foi eleita com 164 adesões. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;