Memória Titulo
A obra maior de Celso Gama alcança os 55 anos

Ao completar 55 anos, o Hospital e Maternidade Dr. Cristóvão da Gama, de Santo André, realiza um inventário histórico

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao completar 55 anos, o Hospital e Maternidade Dr. Cristóvão da Gama, de Santo André, realiza um inventário histórico e remete à Memória as imagens de hoje. Há uma conjugação, do hospital e do seu criador e fundador, Dr. Celso Caçapava Gama. E é gratificante descobrir que na assessoria de imprensa do hospital está Glória Andrade Sperandio, de uma família de jornalistas e de raízes em Santo André.

Os 55 anos foram celebrados em 30 de setembro último. Quando o hospital surgiu, em 1954, chamava-se Casa de Saúde e Maternidade. Na inauguração, Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo diocesano do Grande ABC, participou de um de seus primeiros atos na cidade.

O novo hospital começou com 40 leitos. Eram três enfermeiras: Izabel Amelotti, no Centro Cirúrgico; Julieta Faria, no consultório de obstetrícia; e Jacy Okyma, no horário noturno. O corpo médico era composto pelo próprio Dr. Celso Gama, ginecologista; Dr. Álvaro da Rocha Macedo, clínico e cardiologista; e Dr. João Galeb, pediatra, que depois foi substituído por Dr. Suetoshi Takashima.

A primeira ampliação ocorreu em 24 de fevereiro de 1960. Dr. Celso Gama partiu cedo, em 18 de março de 1969. Tinha 46 anos. Dona Marina, sua esposa, deu continuidade ao trabalho do marido, ao lado dos três filhos: José Cristóvão, Celso Augusto e Ival.

O PATRONO
Celso Caçapava Gama nasceu em Fernando Prestes (SP) no dia 21 de agosto de 1923. Seu pai se chamava Christóvão, também médico. A mãe, professora Corina. O filho Celso formou-se na Escola Paulista de Medicina, em 1949. Veio para Santo André em 1950. Ministrou cursos e palestras modernos, especialmente para a época, como parto sem dor, educação sexual para adolescentes e encaminhamento vocacional.

Prestou assistência médica hospitalar gratuita aos menores abrigados no Lar do Menino Jesus e às mães solteiras do Lar Santa Mônica. Colaborou no Centro de Assistência à Infância, depois transformado na Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André).

UM TÍTULO
Fellow of the American College of Surgeons, nos Estados Unidos, em 1968.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 13 de outubro de 1979

Manchete - Maluf (governador) só despacha com três prefeitos (em Santo André)
Radiografia - Reportagem especial aponta os problemas a serem encontrados por Maluf na sua visita daquele dia ao Grande ABC: obras faraônicas e paralisadas, enchentes, falta de saneamento básico e de segurança.

Editorial - Apesar de tudo, o bolo pode satisfazer
São Bernardo - Painel artístico encobre fachada do Mercado Municipal de São Bernardo, que está abandonado na Rua Padre Lustosa, esquina com a Avenida Faria Lima.
Sindicalismo - Trabalhadores na Praça da Sé repudiam reforma salarial.
Social - Ribeirão Pires FC realiza a Noite Mexicana.
Fogo Cerrado - Riva relê em sua coluna as siglas principais do País. E dá novo significado à USP: Universidade só para poucos.

EM 13 DE OUTUBRO DE...

1884 - Cientistas padronizam o meridiano de Greenwich (linha imaginária que corta os polos) como ponto de referência para determinação dos fusos horários.

1919 - Assinada em Paris a Convenção de Navegação Aérea Internacional pelos representantes das 13 nações aliadas, entre as quais o Brasil.

1928 - Vangelista Bazani, o Gili, nasce no Espírito Santo do Pinhal (SP). Veio para Santo André em 1939. Fotógrafo e pesquisador da memória. Deixou um acervo impressionante de fotos dos pontos periféricos do Grande ABC, a partir dos anos 1940.

MUNICÍPIO PAULISTA
t Hoje é o aniversário de Porto Feliz. O povoado foi elevado a vila (hoje seria município) em 13 de outubro de 1797, quando se separou de Itu. A cidade formou-se ao redor de um porto às margens do Tietê de onde partiam expedições fluviais chamadas de monções.

HOJE
Dia da Vida, Dia do Dinheiro, Dia do Corintiano, Dia Mundial do Escritor e Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

SANTOS DO DIA
Celidônia, Eduardo, Fausto, Geraldo de Aurilac, Januário e Venâncio.

Eduardo III. Rei da Inglaterra (1043-1066). Atuou pela restauração do espírito cristão em seu reino.

Aparecido Donizeti Pereira

Nascimento: Nova Esperança (PR), 13 de outubro de 1967.
Vereador: 2001 a 2008.
Partido: PV
Chegou a Santo André em 1988. É técnico em processamento de dados. Atua na área de informática. É membro da Renovação Carismática Católica.

E atenção amante da memória

Em três semanas começa o 10º Congresso de História do Grande ABC: de 3 a 6 de novembro em São Caetano. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Visitem o site: http://www.fpm.org.br/ . Informações: 4223-4780.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;