Setecidades Titulo Reforço na alimentação
Alunos de São Caetano vão almoçar na escola

Programa prevê refeição para 12 mil estudantes do ensino fundamental, mesmo para os de meio período

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
29/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de São Caetano lançou, na noite de ontem, o programa Almoço na Escola. A iniciativa prevê que todos os 12 mil estudantes do ensino fundamental possam realizar a refeição na unidade escolar, mesmo aqueles que estudam em meio período. Atualmente, somente os 2.700 alunos das oito escolas em período integral têm o benefício (e outras duas refeições).

O programa será implantado ao longo do ano de forma gradual nas escolas que funcionam em meio período. Inicialmente, serão as Emefs Oswaldo Samuel Massei, Luiz Olinto Tortorello, Bartolomeu Bueno da Silva e Laura Lopes. Os responsáveis deverão aderir ao programa, que terá início em 11 de setembro nessas unidades de ensino.

“A nossa expectativa é a de que de 50% a 60% dos estudantes participem neste primeiro momento”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O chefe do Executivo destacou que a administração tem se preocupado com a nutrição dos alunos e com o avanço da obesidade entre as crianças. “Antigamente, a principal causa de internação e óbitos na primeira infância era a desnutrição. Hoje isso é muito mais raro, mas, em contrapartida, estamos vendo um grande número de jovens obesos, que vão desenvolver diversas comorbidades na vida adulta, como hipertensão e diabete”, comentou Auricchio, que também é médico.

A administração gasta R$ 11 milhões ao ano com a alimentação escolar e vai bancar o aumento na oferta de refeições no último trimestre de 2019 por meio de aditamento no contrato (que pode chegar a até 25%, R$ 2,75 milhões). “No ano que vem, vamos ter o número exato de adesões e o contrato vai prever o almoço em todas as unidades”, detalhou.

Nas escolas Professor Olyntho Voltarelli Filho, Ângelo Rafael Pellegrino, Senador Flaquer e Arquiteto Oscar Niemaeyer o programa começa em outubro. Em novembro, será a vez das unidades Leandro Klein, Professora Alcina Dantas Feijão, Professor Rosalvito Cobra, Professor Vicente Bastos e 28 de Julho. Os responsáveis devem se cadastrar nas unidades escolares e, por meio de telefone (98853-2348), podem receber, pelo WhatsApp, o cardápio semanal.

“Nosso objetivo é ajudar os pais que não têm tempo para preparar uma refeição adequada e mais ainda aqueles que não têm condições financeiras para isso”, completou o prefeito. Os alunos continuam recebendo a merenda convencional e terão aumento de meia hora no período escolar para realizar a refeição extra.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;